III Encontro de Coordenadores e Tutores Presenciais dos Polos da UFMA - UAB

publicado: 25/08/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Teve início, nesta terça-feira, 25, o III Encontro de Coordenadores e Tutores Presenciais dos Polos da UFMA, pelo sistemas Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com o tema Por uma EaD de Qualidade,o evento, acontece dos dias 24 a 26 de agosto, no Hotel Holiday Inn. O objetivo é mostrar o andamento dos cursos oferecidos pela UFMA no interior do Maranhão, pela modalidade a Distância.

Participam tutores presenciais e coordenadores de cursos de licenciatura e bacharelado, dos cursos do MEC, PNAP, UNASUS, das especializações, do Mídias na Educação.

Durante a programação, coordenadores e tutores vão ter a oportunidade de um contato mais próximo com outros profissionais do NEaD, como coordenadores de curso, chefes de departamento e professores. Dessa forma, é possibilitada uma maior integração destes à metodologia da modalidade na UFMA. Foi realizada, também, uma capacitação para os tutores. Os participantes poderão, também, conhecer as instalações do Núcleo de Educação a Distância.

Queremos fortificar a responsabilidade que eles têm no processo. O tutor tem uma responsabilidade com o aluno na parte pedagógica e o coordenador de polo, na parte administrativa. Então, eles têm que ter essa consciência e articular isso junto à Universidade, ressalta Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância.

Durante o Encontro, representantes dos polos vão trocar experiências com profissionais de outros municípios. Cada um vai apresentar uma síntese dos resultados conseguidos no polo, expondo os avanços e as dificuldades ainda enfrentadas. Com essa interação, há melhora da oferta dos cursos beneficiando, principalmente, o aluno, já que este tem contato direto com estes profissionais.

A coordenadora de Tutoria do NEaD, Sylvânia Sá, comenta sobre a importância de eventos como a terceira edição desse encontro, apontando para a função primordial dos coordenadores e tutores no processo da EaD, e destacando-os como parte do suporte humano no processo de desenvolvimento da modalidade. Os polos tem que saber o seu papel dentro da Universidade. Coordenador e tutor andam juntos; eles têm que dar um retorno para o NEaD. Então esse encontro traz o que acontece e o que pode acontecer em novidade, explica Sylvânia.

Para o pró-reitor de Ensino,Aldir Carvalho, a ocasião serve para reafirmar o ensino a distância como ferramenta tão eficaz quanto o ensino presencial. Aldir ressaltou a necessidade de institucionalizar a modalidade na UFMA. O seminário proposto pelo NEaD permite que se faça uma reflexão sobre a metodologia empregada. Isso tudo precisa ser conhecido e divulgado para que se saiba como se faz EaD, e para que se verifique que a Universidade assumiu institucionalmente. A UFMA ministra EaD e nós temos que fazer com qualidade, da mesma forma que fazemos com o presencial, conclui o pró-reitor.

Lugar: Ascom / NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues