II Workshop em Química a distância mobiliza estudantes do continente

publicado: 31/08/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

II Workshop em QuímicaO Núcleo de Educação a Distância - NEaD da UFMA e o polo UAB de Porto Franco realizaram, nos dias 29 e 30 de agosto, o II Workshop em Química, mobilizando alunos da modalidade a distância dos polos de Grajaú, Bom Jesus das Selvas, Colinas e Porto Franco. Com uma rica programação, o evento trabalhou com a temática "Químicos Profissionais: Desafios do Aprender à Distância".

Realizado no Campus Tecnológico Darcy Ribeiro, onde funciona o polo UAB de Porto Franco, o II Workshop conseguiu atingir com êxito sua meta de promover o debate e a troca de experiências entre discentes de vários municípios do continente.

"Esses eventos são muito importantes, gostei muito, porque aumentamos o nosso conhecimento e também a gente conhece outras pessoas", contou Elitânia Lima, que mora no município de Buriticupu e faz o curso pelo polo de Bom Jesus das Selvas.

Na programação, o público pôde participar de palestras, mesa-redonda, minicursos, além de apresentação de trabalhos acadêmicos. Uma grande diversidade de atividades que, sem dúvida, enriquece a formação dos discentes.

"A programação não poderia ter sido melhor, com excelentes profissionais ministrando palestras, minicursos sobre materiais de limpeza, derivados de leite. Para nossa região veio realmente pra suprir as necessidades, uma vez que estamos numa cidade interiorana do sul do maranhão", afirmou Ivaneide Rodrigues, do 7º período do curso de Química a distância, pelo polo de Porto Franco.

"Essas iniciativas, além de estimular os alunos a ingressarem na pesquisa, acabam refletindo positivamente na qualidade do ensino, e ainda, possibilitam à extensão da Universidade na comunidade, já que o Workshop foi aberto à participação de pessoas da comunidade local. Por esses motivos, esses eventos fazem parte das estratégias pedagógicas que o NEaD adota em todos os cursos da modalidade a distância", destaca o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.

Umas das palestras, ministrada pela prof. Dr. Rosane Obregon, cujo tema foi Aprendizes do Futuro: Um caminho para as mudanças educacionais, levou os alunos a refletirem sobre o diferencial do ensino com uso de tecnologias educacionais.

"Ficou claro a questão de que a EaD só vem agregar as aspirações de alguns professores e municípios em se qualificar. Nessa modalidade, tem que partir muito da vontade do aluno, em criar regras, mecanismos para se adequar. Essa modalidade só veio a acrescentar na minha vida, pois sou professor do Estado, e não teria condições de largar meu trabalho para cursar uma graduação presencial", relata Gedelson Gomes da Silva, que mora em Arame e faz o curso pelo polo de Grajaú.

Além da comunidade acadêmica, o II Workshop em Química contou com a presença de comunitários, profissionais da região, além de gestores públicos, dentre eles, o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, que pontuou sobre a relevância dessas ações para o desenvolvimento social.

"Estamos vivenciando aquilo que a Universidade se propõe, àquilo que um curso como o de Química se propõe, que é discutir os problemas de nossa comunidade a partir de uma formação acadêmica e da interação com a sociedade. Que se possa dessa forma, contribuir tanto para o aperfeiçoamento do profissional de química, como também para o desenvolvimento da nossa região, do nosso estado e do nosso país", destacou.

Curso de Química

O curso de Química foi um dos primeiros cursos de graduação que a UFMA ofertou na modalidade a distância por meio do programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, do governo federal. Atualmente, participam 4 turmas, nos polos UAB de Grajaú, Colinas, Bom Jesus das Selvas e Porto Franco. Iniciado em 2008, esta graduação será a próxima a ser avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, a exemplo do curso de graduação a distância em Administração, avaliado com conceito 4 pelo Instituto.

Mesa de Abertura do evento  Minicurso de Produção de Materiais de Limpeza

Pronunciamento do prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD/UFMA  Minicurso de Leite e Derivados

Última alteração em: 31/08/2012 15:06