Notícias
II Semana de Artes Visuais ocorrerá entre os dias 10 e 15 de março
O Curso de Artes Visuais EAD realizará, entre os dias 10 e 15 de março, a II Semana de Artes Visuais, e abordará o tema “Visualidades poéticas, ancestralidade e artesanias”. Nesta edição, a Semana tem como objetivo refletir junto aos alunos o processo de apagamento das mulheres artistas/artesãs e suas produções na arte brasileira.
Para a coordenadora do Curso, Elisene Matos, as artistas, quando imersas em seu processo criativo, trazem nesse processo suas histórias, revisitam memórias e as reorganizam de acordo com seu imaginário poético. “O artesanato é um ofício reproduzido e transmitido de geração em geração e se perpetua no tempo firmando identidades e fortalecendo histórias, sendo ainda fonte de renda para as mulheres se sustentarem e manterem vivos os conhecimentos tradicionais”, afirma.
Desta maneira, a II Semana de Artes Visuais visa, pois, “apresentar aos estudantes a importância da cultura em sua cidade, do trabalho das artesãs e a relevância de tais trabalhos como objetos artísticos e culturais, carregados de valores estéticos e simbólicos”, completa Matos.
Para obter certificado de 20h, realize a inscrição no evento por meio do link https://forms.gle/B4RUAKDxumqycxku9.
O evento será transmitido via Plataforma Google Meet no link de acesso https://meet.google.com/wqb-npog-pzg.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 10 de março
19h: Boas-vindas
19h30: PALESTRA: "Artesanias, ancestralidade e arte/educação: o guardado afetivo de mulheres como potencializador de memórias" - Profª Me. Beatriz de Jesus Souza (COLUN/UFMA)
Terça-feira e Quarta-feira, 11 e 12 de março
19h às 21h - OFICINA: Mobgrafia e arte urbana: tecnologia no espectro ancestral - Gabbie Ribeiro - Artista visual, Fotógrafa e Arte-educadora (UFMA)
Quinta-feira e Sexta-feira, 13 e 14 de março
19h às 21h - OFICINA “Mulheres que criam e pintam memórias em MDF” - Poliana Rodrigues - Pedagoga, Artista plástica e graduanda de Artes Visuais (UFMA)
Sábado, 15 de março
15h às 17h - “O carimbo e os traços de ancestralidade” - Mary Dalva - Artesã e Arte-educadora (UFMA)
