Notícias

II Encontro Nacional de Informática e Educação

publicado: 10/06/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

a992264b850244afa233405eea7f895d.jpgProfissionais, estudantes e pesquisadores encontram a oportunidade de debates sobre temas atuais e de interesse da comunidade no Encontro Nacional de Informática e Educação (Enined).

Em sua segunda edição, o Enined é um encontro bianual que visa estabelecer um diálogo entre as duas áreas. O evento apresenta e divulga trabalhos e pesquisas desenvolvidos, especialmente no âmbito das tecnologias educacionais, como ferramentas de apoio e de cunho metodológico, bem como permite um diálogo aberto e interdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento que atuem nessa temática.

Em 2011, o Enined é organizado pela Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (UNIOESTE), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e com a União Educacional de Cascavel (UNIVEL), e acontece na cidade de Cascavel, no Paraná, de 3 a 5 de outubro. O tema escolhido foi “Tecnologias computacionais e as Novas práticas pedagógicas - a realidade educacional brasileira.

Submissão de artigos

Os pesquisadores são convidados a submeter trabalhos que podem ser frutos de pesquisa, estudos de caso, resultados experimentais e desenvolvimentos tecnológicos, com enfoque em, ao menos, um dos tópicos abaixo relacionados. O prazo para a submissão de artigos vai até o dia 31 de julho. Para mais informações, clique AQUI e acesse o site do evento.

1. Ambientes de Apoio à Aprendizagem
2. Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada
pela Internet
3. Software Livre na Educação
4. Jogos Educacionais: Criação e Utilização na Escola
5. Objetos de Aprendizagens e Acessibilidade
6. Impacto dos Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino/Aprendizagem
7. Visões Críticas ao Uso dos Objetos de Aprendizagem
8. Acessibilidade e Uso Educacional da Interação Mediada por Computadores
9. Estudos sobre novos dispositivos de interação entre Professores e Alunos
10. Fatores Legais relacionados ao Design e ao Uso de Sistemas
Computacionais para fins educacionais
11. Interação Educacional via Ambientes Virtuais e Colaborativos
12. Impacto da interação tecnologia computacional na educação: Políticas e
Aspectos Metodológicos
13. Interação homem-robô como Ferramentas úteis para o Ensino-aprendizagem
14. Interfaces Inteligentes, Adaptáveis e Adaptativas
15. Educação à Distância: Casos de Sucesso
16. Pesquisa e Extensão na Formação Profissional
17. Processos de Avaliação na Educação Superior
18. Ensino a Distância e Educação Continuada
19. Temas Transversais na Educação Superior
20. Integração entre Graduação e Pós-Graduação
21. O Papel dos Estudantes nos Cursos de Graduação
22. Tecnologias Assistivas e Educação Inclusiva
23. Aprendizagem Baseada em Problemas
24. Aspectos Metodológicos do Ensino de Computação
25. Formação de Professores de ensino fundamental e médio em Informática
Educativa
26. Informática Educativa: Relatos de Experiências
27. Teorias e Métodos Pedagógicos em E-learning
28. Avaliação e Qualidade de Recursos de Educação à Distância
29. Redes Escolares
30. Aspectos Sociais da Utilização das TICs na Educação
31. Concepção, Desenvolvimento e Avaliação de Software Educacional
32. O papel da Informática na Educação Especial
33. Interação Humano-computador com Finalidades Educacionais
34. Utilização de Dispositivos Móveis na Educação
35. Políticas Nacionais de Utilização de TICs na Educação
36. Educação, Tecnologia e Meio Ambiente
37. Educação, Tecnologia e Sustentabilidade


Última alteração em: 09/06/2011 12:32

registrado em: