Notícias
II Ciclo de Matemática a distância mobiliza estudantes do continente
Em paralelo ao 18º Congresso Internacional de EaD, ocorreu de 24 a 26 de setembro, no auditório central da UFMA em São Luís, o II Ciclo de Palestras do curso de licenciatura em Matemática, na modalidade a distância. Estiveram presentes alunos de sete polos maranhenses, totalizando aproximadamente cem participantes.
“O evento superou nossas expectativas, não só pelo número de participantes, mas também pela qualidade dos temas apresentados pelos palestrantes que vieram de São Paulo, Santa Catarina e outros estados, além de professores da própria UFMA”, destacou o coordenador do curso de Matemática a distância, prof. Dr. Nilson Costa.
A programação do Ciclo foi planejada para estimular a reflexão sobre a docência em Matemática, já que em breve os estudantes se tornarão professores. Foram 13 palestras proferidas por profissionais do Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
“O evento esteve voltado mais para a formação do professor de matemática, pensando nas teorias da didática da matemática objetivando formar um professor reflexivo, pesquisador”, explicou a professora Neri Carvalho, da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Didática da Matemática.
A receptividade positiva dos alunos pôde ser verificada na concentração e envolvimento dos mesmos durante as discussões. “Gostei dos temas apresentados, como a gestão dos polos e o uso de recursos nas aulas, da aplicabilidade da matemática em sala de aula, o perfil do aluno maranhense na EAD, como a informática e a matemática estão interligadas neste campo das novas tecnologias, enfim, o seminário foi muito rico e produtivo”, avaliou Clécio Lima, aluno do polo de Santa Inês.
Além de favorecer a construção do conhecimento e o debate, o evento valeu como atividade de extensão. Participaram graduandos das cidades de Caxias, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Nina Rodrigues, Anapurus e Santa Inês.
Curso de Matemática a Distância
Atualmente está sendo ofertado para, aproximadamente, 500 alunos, em 14 polos maranhenses. O público é resultante de duas ofertas, uma pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, e outra pelo Programa de Formação de Professores para a Educação Básica do Plano de Ações Articuladas – PROFEBPAR.
Fonte: Jackson Benny
Revisão: Tissiana Carvalhêdo
Última alteração em: 27/09/2012 16:34