II Ciclo de Matemática a distância mobiliza estudantes do continente

publicado: 27/09/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

O Ciclo aconteceu no Auditório Central da UFMAEm paralelo ao 18º Congresso Internacional de EaD, ocorreu de 24 a 26 de setembro, no auditório central da UFMA em São Luís, o II Ciclo de Palestras do curso de licenciatura em Matemática, na modalidade a distância. Estiveram presentes alunos de sete polos maranhenses, totalizando aproximadamente cem participantes.

O evento superou nossas expectativas, não só pelo número de participantes, mas também pela qualidade dos temas apresentados pelos palestrantes que vieram de São Paulo, Santa Catarina e outros estados, além de professores da própria UFMA”, destacou o coordenador do curso de Matemática a distância, prof. Dr. Nilson Costa.

A programação do Ciclo foi planejada para estimular a reflexão sobre a docência em Matemática, já que em breve os estudantes se tornarão professores. Foram 13 palestras proferidas por profissionais do Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

O evento esteve voltado mais para a formação do professor de matemática, pensando nas teorias da didática da matemática objetivando formar um professor reflexivo, pesquisador”, explicou a professora Neri Carvalho, da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Didática da Matemática.

A receptividade positiva dos alunos pôde ser verificada na concentração e envolvimento dos mesmos durante as discussões. “Gostei dos temas apresentados, como a gestão dos polos e o uso de recursos nas aulas, da aplicabilidade da matemática em sala de aula, o perfil do aluno maranhense na EAD, como a informática e a matemática estão interligadas neste campo das novas tecnologias, enfim, o seminário foi muito rico e produtivo”, avaliou Clécio Lima, aluno do polo de Santa Inês.

Além de favorecer a construção do conhecimento e o debate, o evento valeu como atividade de extensão. Participaram graduandos das cidades de Caxias, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Nina Rodrigues, Anapurus e Santa Inês.

Curso de Matemática a Distância
Atualmente está sendo ofertado para, aproximadamente, 500 alunos, em 14 polos maranhenses. O público é resultante de duas ofertas, uma pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, e outra pelo Programa de Formação de Professores para a Educação Básica do Plano de Ações Articuladas – PROFEBPAR.

Alunos juntamente com o prof. Nilson, coordenador do curso de Matemática.Participaram graduandos das cidades de Caxias, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Nina Rodrigues, Anapurus e Santa Inês.

Fonte: Jackson Benny

Revisão: Tissiana Carvalhêdo