I Seminário de Educação Matemática

publicado: 15/07/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
O Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância promove, entre os dias 15 e 17 de julho, o I Seminário de Educação Matemática. Com o tema central O desafio da Matemática no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, o seminário visa promover uma reflexão sobre esta ciência e seu processo de ensino e aprendizagem, bem como a metodologia empregada e a aplicação de conceitos.

Serão trabalhados os seguintes eixos temáticos:

o O lúdico na aprendizagem matemática
o A matemática e a informática
o A geometria do cotidiano
o A Matemática como atividade humana
o O tema transversal e sua aplicação na Matemática
o A importância da disciplina Matemática para as profissões de modo geral
o Como lidar com a Matemática no convívio sócio-interativo dos alunos de uma forma mais dinâmica e prazerosa.
o A utilização dos editores de texto como ferramenta a ser utilizada na criação de textos Matemáticos
o Relatos de experiência: Esta categoria busca oportunizar espaço para que, aqueles que possuem experiência no trabalho com tutoria, seja aluno ou tutor, possam relatar suas vivências e, desta forma, contribuir com o avanço e aprofundamento do estudo sobre tutoria e EAD no país.
o Promover a interação dos licenciandos de diversos Polos que atuarão em sala de aula com a educação básica,
o Trocar informações sobre práticas em sala de aula,
o Discutir relatos de experiências nas apresentações de artigos científicos de pôsteres.

Submissão de trabalhos (artigos)

Os alunos poderão escrever artigos individualmente ou em dupla. O artigo será um relato de experiência e poderá ser apresentado em forma de comunicação oral (apresentação de 15 minutos) ou através de um pôster. Os participantes deverão enviar o trabalho para o email seminariomtmead@gmail.com (até o dia 02 de julho) onde será avaliado por uma banca técnica formada por três professores do quadro da UFMA. O resultado dos trabalhos aprovados será divulgados até o dia 09/07/2011.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Curso de Matemática a Distância