Notícias
Guia da Faculdade 2023: dez cursos na modalidade a distância da UFMA obtiveram conceito “Muito Bom” e “Bom” na avaliação
Recentemente, a Universidade Federal do Maranhão completou 57 anos de história, celebrando seu papel de destaque na formação de profissionais de diversas áreas e o seu compromisso inabalável com a excelência em ensino, pesquisa e extensão. Hoje, a UFMA tem mais uma razão para comemorar, desta vez, no cenário de Educação a Distância. Dez cursos na modalidade EAD obtiveram conceito “Muito Bom” (4 estrelas) e “Bom” (3 estrelas) no Guia da Faculdade 2023.
A classificação no "Guia da Faculdade" reforça a excelência do ensino à distância no estado, sobretudo, com cursos ofertados pela UFMA, cujo acesso à educação superior em diversos municípios maranhenses só é possível por meio do ensino EAD.
O "Guia da Faculdade" é uma das principais referências no Brasil quando se trata de avaliar a qualidade de cursos de ensino superior. A excelente classificação dos cursos EAD da UFMA valida o comprometimento da Universidade com o ensino de alta qualidade, mesmo em modalidades não presenciais.
Ecossistema educacional e tecnológico diverso – Para a coordenadora Pedagógica, Patrícia Machado, as notas máximas demonstram como a DTED/UFMA tem priorizado a qualidade, por meio de seus processos pedagógicos e o uso de tecnologias para melhorar a aprendizagem.
“A equipe pedagógica da DTED investe continuamente em estratégias para manter o alto nível de qualidade dos cursos, com a aplicação de Design Instrucional efetivo; desenvolvimento de materiais de ensino bem estruturados e alinhados com o projeto pedagógico dos cursos; abordagens pedagógicas adequadas; avaliação contínua dos cursos; formação periódica de instrutores; sistemas de suporte aos alunos, tutores e professores; uso de tecnologia educacional de forma eficaz, incluindo plataformas de aprendizado, ferramentas de colaboração e recursos multimídia; acessibilidade aos cursos; certificação dos cursos; colaboração interdisciplinar entre diferentes departamentos e especialistas para melhorar o conteúdo e a abordagem pedagógica”, elenca Machado.
Cursos EAD estrelados – Os cursos EAD da UFMA que receberam essa prestigiada classificação, incluem:
Cursos 4 estrelas (conceito Muito Bom)
Administração (Bacharelado)
Administração Pública (Bacharelado)
Computação em Informática (Licenciatura)
Física (Licenciatura)
Letras/Português (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura)
Pedagogia (Licenciatura)
Química (Licenciatura)
Cursos 3 estrelas (conceito Bom)
Artes Visuais
Ciências Biológicas
Expansão do ensino a distância – Atualmente, a DTED oferta 17 cursos de graduação na modalidade a distância, que estão vinculados ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo a coordenadora da UAB-UFMA, Amanda Aboud, receber a classificação no "Guia da Faculdade" é um feito notável e coloca a UFMA no mesmo patamar de excelência que seus cursos presenciais.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado dos cursos EAD no Guia, mostrando que o caminho escolhido pela DTED foi acertado, ao priorizar a expansão dos cursos em polos por todo estado, garantindo a qualidade com uso efetivo de tecnologia, o que permite segurança na oferta de cursos com maior qualidade, levando a UFMA para todos, independente da distância”, ressalta.
Aboud revela, ainda, que a DTED tem perspectiva de abrir novas vagas. “Em 2024 teremos novas turmas de Administração, pedagogia, matemática, letras e computação, e recebemos mais de 3 mil vagas do sistema UAB para serem distribuídas entre nossos cursos existentes até 2026. O cenário pós-pandemia indica que os cursos na modalidade a distância serão cobrados pela qualidade, quem garantir o bom uso da tecnologia e a acessibilidade, conseguirá se firmar nesse cenário”, assegura.
Educação acessível – Essa conquista reflete o comprometimento da UFMA em fornecer uma educação acessível e de alto nível, que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento do estado.
“A UFMA, por meio da EaD, pode contribuir para a inclusão social, atendendo a estudantes que, de outra forma, não teriam a oportunidade de frequentar uma universidade tradicional. Desta forma, a promoção do ensino superior de qualidade a distância pode ter um impacto positivo profundo na vida dos maranhenses, na economia regional e no desenvolvimento educacional do estado, tornando a educação superior acessível a um público mais amplo e diversificado”, frisa a coordenadora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.