Notícias
Graduação EAD 2025: Edital para os cursos na modalidade a distância da UFMA ofertará mais de 1400 vagas
A Superintendência de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (STED/UFMA) oferecerá novas oportunidades de formação superior em 2025 com o lançamento do processo seletivo para os cursos de graduação na modalidade Educação a Distância (EAD). Ao todo, serão disponibilizadas 1.450 vagas para novos alunos que desejam ingressar em um dos cursos oferecidos pela instituição.
Este processo seletivo será gerido pela Fundação Sousândrade, que coordenará todas as etapas do edital, desde a inscrição até a seleção dos candidatos. O objetivo é oferecer uma nova forma de acesso à educação de qualidade, permitindo que estudantes de diversas cidades do Maranhão possam obter seu diploma de graduação.
Detalhes do Processo Seletivo
Número total de vagas: 1.450.
Modalidade: Graduação a Distância (EAD).
Coordenação: Fundação Sousândrade.
Edital: Lançamento em breve.
Segundo a superintendente da STED, Patrícia Machado, com um número expressivo de vagas, a UFMA visa atender a uma demanda crescente por ensino superior a distância. “Em tempos de transformação digital e crescente valorização de cursos online, a educação a distância tem se consolidado como uma alternativa viável e acessível para aqueles que, por diversos motivos, não conseguem estudar 100% presencialmente”, frisa.
Cursos oferecidos e Polos
Os candidatos poderão pleitear uma vaga nos cursos de bacharelado em Administração Pública ou nas licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Letras Português/LIBRAS e Química.
Os cursos serão ofertados em 32 polos de ensino, localizados nas cidades de Açailândia, Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Cândido Mendes, Carolina, Caxias, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Codó, Colinas, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Paraibano, Pastos Bons, Penalva, Pinheiro, Santa Quitéria, São João dos Patos, São Luís, Timbiras, Urbano Santos, Viana e Vitorino Freire.
Para se inscrever, os candidatos precisarão comprovar ter concluído o ensino médio ou equivalente; exercer atividade docente em Instituição de Ensino da Rede Pública e/ou Privada (para as licenciaturas, em prioridade); ter acesso à internet de forma contínua e conhecimento para utilizar as ferramentas tecnológicas para acompanhamento do AVA; ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais; residir no municípios do polo escolhido em que os cursos serão ofertados ou na circunvizinhança até 100 km de distância.
O edital para este processo seletivo será disponibilizado em breve, com todas as instruções sobre como se inscrever, os critérios de seleção, cronograma e os requisitos necessários para participar.
Fique atento às nossas redes para acompanhar as novidades!