Graduação a distância da UFMA conclui primeira turma em Porto Franco

publicado: 26/12/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Esse curso representou a realização de um sonho, pois eu estava no interior onde não existia uma faculdade desse nível”, com esse relato a porto-franquense Inês Feitosa resume a trajetória da primeira turma de graduação a distância da UFMA. Administração Bacharelado, com nota 4 pelo INEP (numa escala de 0 a 5), entrega ao mercado do Sul do Maranhão 26 novos Administradores.

As defesas dos trabalhos de conclusão de curso ocorreram nos dias 14 e 15 de dezembro no polo de Porto Franco. A solenidade de colação de grau está prevista para fevereiro de 2013. Por ser na modalidade a distancia, o curso conseguiu reunir na turma alunos de Porto Franco, Campestre, Lageado Novo, Imperatriz, Estreito e Ribamar Fiquene. Um público que, certamente, não teria condições de migrar para a capital do Estado a fim de concretizar o sonho de formação superior em uma universidade pública.

Na nossa turma grande parte das pessoas já está no mercado de trabalho, são pais e mães de família. Esse curso veio para essas pessoas que enfrentam barreiras para participar de uma faculdade”, analisa a concludente Inês Feitosa. Por conseguir incluir pessoas antes excluídas das ofertas tradicionais do ensino público superior, a modalidade a distância é vista como política estratégica pelo governo federal.

A modalidade a distância não é um projeto especial, é uma política nacional, de Estado e não mais só de governo, para expansão do ensino superior brasileiro. E a UFMA, através do Núcleo de Educação a Distância, vem conseguindo atender bem às demandas apresentadas, fixando a Universidade em mais municípios maranhenses, com ofertas regulares de extensão, graduação e pós-graduação na modalidade a distância”, destaca o prof. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA, adiantando que o curso de graduação em Administração será reofertado em 2013, além das especializações do PNAP – Programa Nacional de Formação em Administração Pública.

CONCEITO 4

Segundo a coordenadora do polo de Porto Franco, Noélia Macedo, a excelente avaliação do curso pelo Ministério da Educação - por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) -, tem influenciado positivamente o ingresso dos novos Administradores no mercado de trabalho da região.

Como o curso teve esse conceito, notamos que as empresas começaram a acreditar mais nos profissionais que estamos formando. Alguns alunos quando foram fazer estágio, já foram assimilados pelas empresas, então isso gerou uma credibilidade muito grande. Isso é muito bom porque a gente vê que a região está crescendo e nossos administradores já vão estar inseridos no mercado de trabalho, fazendo a diferença, obviamente”, avalia Noélia Macedo.

Última alteração em: 26/12/2012 16:05