Firmada parceria que ampliará ações de EaD na Baixada

publicado: 16/03/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
O município de Pinheiro pode agora atuar como pólo oficial da Universidade Aberta do Brasil - UAB, para oferta de cursos a distância da UFMA. O benefício foi concedido no último dia 12 na sede do Núcleo de Educação a Distância - NEaD, através da assinatura do termo de cooperação técnica entre a Universidade, a Prefeitura de Pinheiro e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Além dos seus próprios campi, a UFMA atua em 13 cidades maranhenses conveniadas com a UAB, ofertando os cursos de graduação em Química, Administração, Ciências Biológicas, Matemática e Pedagogia."O campi da UFMA de Pinheiro já está devidamente estruturado para EaD. Com mais o pólo UAB no município, a Universidade amplia sua capacidade de beneficiar a região da baixada maranhense com ações de ensino, pesquisa e extensão", destaca o diretor do NEaD da UFMA, o prof. Dr. Othon Bastos Filho.

No acordo firmado, a Capes assume o apoio financeiro e acompanhamento; já a Prefeitura, a infra-estrutura do Pólo; e a UFMA fica responsável pela gestão acadêmica dos cursos, com a disponibilização de estrutura tecnológica e pedagógica, gerenciada pelo seu Núcleo de Educação a Distância.

"O Núcleo está bem estruturado e organizado. Esperamos que em pouco tempo, nossos alunos venham a usufruir dos benefícios de toda esta tecnologia", relatou o prefeito de Pinheiro, José Arlindo Sousa, na ocasião da assinatura do termo na sede do NEaD, no campus do Baganca.

Os primeiros cursos a serem ofertados pela UFMA no pólo de Pinheiro serão os de especialização em Gestão Pública Municipal, Gestão Pública, Gestão em Saúde, Saúde na Família e Saúde Materno-Infantil.

Universidade Aberta do Brasil

O Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB foi criado em 2006 pelo Ministério da Educação - MEC, com a finalidade de expandir e interiorizar a educação superior no país através do ensino a distância. Atualmente, funcionam 29 pólos UAB no Maranhão. A expectativa é que a UFMA esteja em aproximadamente 25 destes até o final de 2010.

Lugar: Ascom NEaD UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo