Ex-aluno da DTED/UFMA é selecionado para curso na Escola de Física do CERN

publicado: 19/07/2024 13h30, última modificação: 22/07/2024 10h00
Harryson Guilherme Moraes Andrade é um dos três maranhenses escolhidos para representar o Brasil na Escola de Física da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).
banner 768x432.png

Ex-aluno do curso de Graduação em Física EAD da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), Harryson Guilherme Moraes Andrade é um dos três maranhenses escolhidos para representar o Brasil na Escola de Física da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), um dos centros de pesquisa mais renomados internacionalmente e abriga o Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo.

Buscar novas experiências na área sempre foi uma das metas do professor Harryson Andrade, cuja motivação para ampliar seu leque de conhecimento iniciou lá no curso de Física EaD.

“Um destaque especial vai para o Prof. Dr. Edson Firmino, coordenador do Curso de Física EaD da UFMA. Sua colaboração e incentivo foram essenciais durante minha trajetória acadêmica. Desde os primeiros semestres, o Prof. Edson sempre me apoiou e motivou, destacando a importância de buscar oportunidades como essa no CERN. Hoje, além de um grande amigo, ele é meu orientador no mestrado e sua dedicação e visão inspiradora têm sido cruciais para meu desenvolvimento acadêmico e profissional”, ressalta.

(Na foto: Professor Edson Firmino de Carvalho (À esquerda) e Harryson Moraes Andrade. Arquivo pessoal)

Antes mesmo de concluir a graduação, os esforços de Harryson em busca pelo conhecimento científico já lhe proporcionaram grandes realizações. Ele foi o primeiro professor da cidade de Vargem Grande a conquistar aprovação no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPF), na UFMA.

“Minha experiência como aluno da DTED, no curso de Física EaD da UFMA, foi extremamente enriquecedora e fundamental para essa conquista. A modalidade de ensino a distância me permitiu conciliar trabalho e estudo, proporcionando uma formação sólida e de alta qualidade em Física”, expressa.

O curso no CERN

A Escola de Física CERN (EF-CERN) é um curso de curta duração destinado a professores de Física da educação básica e que estejam em serviço. O curso é ministrado pelos cientistas vinculados à instituição, em língua portuguesa e tem a presença de professores de outros países lusofalantes. Este ano, dos vinte professores de física de todo o Brasil que foram selecionados, apenas três são do Maranhão. Conhecido por uma seleção rigorosa e difícil, Harryson conseguiu a aprovação na primeira tentativa.

“Espero que a participação na Escola de Física do CERN enriqueça minha formação, mas também inspire e contribua para a formação de outros professores de Física. Minha aspiração é, em breve, poder retribuir à DTED/UFMA como professor, compartilhando conhecimentos e experiências adquiridas e ajudando a moldar a próxima geração de educadores em Física”, frisa.

O curso, que tem duração de quatro dias, sendo realizado no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) em Lisboa, Portugal; e de oito dias na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) em Genebra (Suíça), tem uma programação intensa com palestras sobre as pesquisas desenvolvidas no CERN e temas da Física de partículas, além de minicurso teórico envolvendo tópicos de Física nuclear e de partículas; visitas técnicas às instalações do CERN, das quais são parte o centro de processamento de dados, detectores e aceleradores, incluindo o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior do mundo, e uma oficina de confecção de uma câmara de nuvens utilizando materiais de baixo custo.

Participar do curso na Escola de Física CERN é uma oportunidade para adquirir conhecimento rico e atualizado no âmbito da Física de Partículas e Cosmologia, além de ter acesso a tecnologias avançadas. Outro ponto relevante é a troca de experiências com professores de diferentes partes do mundo, o que contribui para a prática pedagógica.

“É uma oportunidade única que valida o esforço e a dedicação que venho investindo na minha carreira acadêmica e profissional. Estou ansioso para aprender com os melhores cientistas do mundo e trazer esse conhecimento de volta para minha comunidade. É um sentimento incomensurável saber que, em breve, estarei no mesmo local em que diversos ganhadores do Nobel estiveram”, celebra Harryson.

Para a Diretora da DTED/UFMA, Patrícia Abreu Machado, o êxito dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação certifica o papel da Universidade na formação de qualidade dos estudantes.

“O ensino a distância oportuniza a possibilidade de formação profissional para as pessoas que teriam muita dificuldade no modelo presencial. O Maranhão é um estado grande, com limitação de acesso. O compromisso de todos os atores envolvidos nas ações da DTED/UFMA, do corpo docente altamente qualificado e produtivo, promove a educação superior de qualidade a todo o estado”, enfatiza Machado.