ESUD: UFMA é uma das universidades com mais trabalhos apresentados

publicado: 11/10/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
A UFMA é uma das instituições com mais trabalhos aprovados no VII Congresso Brasileiro de Educação a Distância (ESUD). Com cinco artigos e um minicurso apresentados, a federal maranhense foi a universidade com mais trabalhos aceitos entre as instituições da região Norte-Nordeste.

"O NEaD hoje já consolida a EaD na UFMA. A modalidade está numa fase em que as pesquisas tornam esse processo mais frequente. A quantidade de artigos, que já nos torna referência - como na ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) - reflete a consolidação da qualidade do Núcleo e da modalidade", comenta o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho.

Durante os dias 3 a 5 de outubro, o ESUD reuniu alunos, tutores, professores, coordenadores de polo, gestores e interessados na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Educadores do Núcleo também marcaram presença e colocaram a UFMA entre as universidade mais bem representadas.As linhas temáticas das palestras, minicursos e trabalhos abordaram transformações sociais, relações pedagógicas em EAD, planejamento e gestão de EAD, inovações em TDIC, e outros.

Os participantes puderam discutir sobre a teoria e a prática da EAD aplicadas atualmente. A programação do evento contemplou aspectos da modalidade no campo social, evidenciando suas potencialidades enquanto transformadora da realidade brasileira.

Confira os trabalhos dos profissionais da UFMA aceitos no ESUD 2011.

Mini-curso

Como utilizar a metodologia Webquest em cursos na modalidade a Distância - João Batista Bottentuit Júnior.

Artigos

A WebQuest na Ead: Rompendo a Barreira do Isolamento em Cursos na Modalidade a Distância - João Batista Bottentuit Júnior e Clara Pereira Coutinho (Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal).

Desenvolvendo Caminhos De (Re)Conhecimento Da Ead Na Universidade Federal Do Maranhão - Othon Bastos Filho, Sylvânia de Sá, Luís Carlos Fonseca.

Formação Docente e Possibilidades de Melhoria da Qualidade na Educação Básica: a importância da modalidade a distância - Kellen Regina Moraes Coimbra.

TUTORIA A DISTÂNCIA: inclusão Digital na formação dos Professores - Alunos do Curso de Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental UemaNet - Josinalzira Silva.

A pesquisa na educação a distância do curso de artes visuais: desafios e possibilidades - Luciana Barros e Tania Ribeiro.

Caminhos de (Re)Conhecimento da Ead na Universidade Federal do Maranhão - Othon Bastos Filho, Sylvânia Cavalcante de Sá, Luís Carlos Fonseca.

Tutoria e Educação a Distância: Avanços e desafios - Francilene Duarte Santos, Claudimar Moura Queiroz Filho, Silvia Fernanda Martins Dias Ribeiro e Sylvânia Cavalcante de Sá.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues