Estudantes dos cursos de Administração e Administração Pública EaD participaram de colação de grau histórica da UFMA em formato híbrido

publicado: 26/08/2022 17h05, última modificação: 29/08/2022 08h39
B53E679B-79DF-47EF-8DD8-56AE158AD3A4.png

Na tarde de ontem, 25, a Universidade Federal do Maranhão realizou a primeira Colação de Grau em formato híbrido na história da Instituição. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire e com transmissão ao vivo no canal Institucional da UFMA, no Youtube.

A solenidade foi realizada para conceder o grau aos estudantes dos cursos de Administração, Administração (EaD), Administração Pública (EaD), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

O professor de Psicologia Lucas Sá foi o paraninfo da cerimônia, representando todos os docentes da instituição, em que enfatizou a valorização da trajetória acadêmica de cada aluno, desde a aprovação deles no vestibular até o momento da colação de grau. Ele também disse que alguns estudantes ali presentes poderiam já ter uma graduação concluída, mas ressaltou que o que vale é a trajetória: “O caminho é o fim, mais do que o chegar”, ponderou.

A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), é responsável pela coordenação dos cursos na modalidade a distância na UFMA que, hoje, já abrange 100% do território maranhense. Na tarde de ontem, as turmas vieram de oito cidades: Açailândia, Barra do Corda, Codó, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Porto Franco e Bom Jesus das Selvas.

“Dois fatos merecem destaque nesta cerimônia: primeiro, os cursos EaD de Administração e Administração Pública estão participando da agenda regular de Colação de Grau da UFMA, caracterizando mais um avanço à institucionalização da modalidade de ensino a distância na Universidade; segundo, o expressivo número de estudantes, alcançando cerca de 80 formandos em diversos polos do Maranhão, ou seja, estamos contribuindo para descentralização do conhecimento da UFMA, cumprindo com seu compromisso social de fortalecer o desenvolvimento do estado”, apontou a coordenadora-geral UAB/UFMA, Amanda Aboud, que estava representando, na cerimônia, a diretora da DTED, Ana Emilia Oliveira.

Colação de Grau Híbrida UFMA 2022.1

A juramentista do curso de bacharelado em Administração Pública, Eliane Coelho, relembra os desafios enfrentados pela turma nesta conquista. “Esse é um momento de gratidão a Deus e nossos familiares que são nosso apoio, nosso alicerce. Muitos desafios foram enfrentados, momentos que pensamos em desistir, mas o dia tão esperado chegou. Hoje, podemos nos orgulhar e dizer que somos ‘Administradores púbicos’”, desabafou.

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, representando o reitor Natalino Salgado, destacou que essa foi a primeira cerimônia híbrida após a pandemia de covid-19 e que a UFMA estava muito feliz ao realizar a solenidade. “Estamos há 56 anos trabalhando em prol da formação e excelência dos jovens maranhenses, em uma formação profissional, científica e humana. Agora, só nos resta desejar que todos sejam felizes e sigam em frente com coragem e determinação, além de alcançar os ideais de realização que traçaram para os seus futuros, e que, por onde forem, levem na cabeça e no coração o nome e o aprendizado da UFMA. São tempos de esperança e que a esperança seja a palavra motriz das suas vidas neste novo momento que se abre”, discursou.

Assista na íntegra a cerimônia híbrida de Colação de Grau da UFMA.

Com informações DCOM.