Notícias
Estudante, saiba como realizar matrícula e solicitar Aproveitamento de Estudos via SIGAA
Promovendo ainda mais conexão com os alunos, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) estabelece nova dinâmica acadêmica com o propósito de permitir aos estudantes de Graduação EaD o uso integral das principais funcionalidades do SIGAA. Nesse novo contexto, os alunos deverão se inscrever nas disciplinas do Curso e solicitar Aproveitamento de Estudos via sistema adotado por toda a comunidade acadêmica da UFMA.
Inscrição em disciplinas
Nesta quinta-feira, 1, iniciam as matrículas em disciplinas regulares dos cursos de graduação a distância, referente ao segundo semestre. Dessa maneira, os estudantes deverão acessar o SIGAA e realizar a inscrição em todos os componentes curriculares disponíveis em seu Curso. Conforme o Calendário Acadêmico de Graduação EaD 2024, o período de matrícula regular ocorrerá de 01 a 08 de agosto de 2024.
Neste novo contexto, o estudante será responsável totalmente pela inscrição nas disciplinas a serem realizadas no semestre letivo. Vale ressaltar que, a matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio continuam sendo solicitadas por meio da Coordenação de Curso.
Para auxiliar os alunos a aproveitar ao máximo essa nova funcionalidade, veja abaixo o passo a passo para realizar a matrícula nos componentes curriculares por meio do SIGAA:
1. Acesso ao SIGAA: Comece acessando o portal do SIGAA e clique em "Entrar no Sistema". Insira seu login e senha para acessar o sistema.
2. Inscrição On-line: No menu "Ensino", selecione a opção "Inscrição On-line" e, em seguida, clique em "Realizar Inscrição".
3. Instruções de Inscrição: Na tela seguinte, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação, além de instruções para o processo de inscrição. Clique em "Iniciar Seleção de Turmas" para começar a seleção dos componentes curriculares.
4. Seleção de Turmas: A página de seleção de turmas será exibida. Selecione todos os componentes disponíveis e clique em "Adicionar Turmas".
5. Confirmação de Matrícula: Para concluir a solicitação de inscrição, clique em "Confirmar Matrículas". Para garantir que sua solicitação foi registrada, clique na opção "Imprimir Comprovante" para obter um registro da inscrição realizada.
Como solicitar Aproveitamento de Estudos
De acordo com o Calendário Acadêmico Graduação EaD 2024, o estudante deverá fazer a solicitação via SIGAA até o dia 14 de agosto.
O aproveitamento de estudos libera o aluno de disciplinas do currículo de seu curso atual por equivalência com disciplinas cursadas com aprovação, em nível de Graduação ou Pós-Graduação, na UFMA ou em outras Instituições de Ensino Superior.
Passo a Passo
1. Preencha e assine o documento “Ficha de Aproveitamento de Estudos”;
2. Crie um único arquivo PDF que conste:
a) Ficha de Aproveitamento de Estudos (item 1);
b) Ementa assinada pelo departamento/coordenação que é responsável pela disciplina cursada;
c) Histórico escolar onde conste a nota e frequência da disciplina cursada.
3. Solicite via SIGAA anexando o arquivo PDF criado no item 2.