Notícias

Estudante de Física EaD da UFMA conquista primeiro lugar em feira científica do estado

publicado: 25/07/2022 11h36, última modificação: 26/07/2022 15h20
Adyson Leandro é professor em uma escola da rede básica de ensino e conquistou o prêmio junto com seus alunos
PRÊMIO FEIRA 1.jpeg

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão tem sido a ferramenta estratégica dessa nova gestão para levar a educação superior aos 217 municípios maranhenses. Com esta oportunidade, o estudante do curso de Licenciatura em Física EaD da UFMA Adyson Leandro, da cidade de Coroatá, conquistou o 1º lugar em Robótica na Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação, maior evento de fomento à pesquisa no ambiente educacional do estado. 

O evento científico recebeu aproximadamente 4 mil pessoas entre alunos, professores e gestores de escolas das redes públicas estadual e federal em seis polos regionais que sediaram o encontro: São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Balsas, Caxias e Colinas. Foram premiados os três primeiros lugares (escolas, professores e estudantes), em duas categorias: Experimentação Científica e Sustentabilidade; e Inovação, Tecnologia e Robótica.

Adyson conta que a graduação em Física possibilitou ocupar uma vaga de professor no Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho, que motivou a sua participação na Feira Científica. “Com o curso de Física EaD quase concluído e formado em Ciências da Natureza, também pela UFMA, pude ministrar aulas na escola e me dedicar aos projetos de robótica junto aos alunos e, assim, desenvolver um protótipo e submeter à Feira”, revela.

O CEM Hermano José Leopoldino Filho concorreu com três projetos aprovados, sendo dois da área de robótica. A equipe do professor Adyson, composta por nove pessoas (8 alunos e um orientador), conquistou o 1º lugar com o projeto “Carro inteligente com detecção de obstáculos”, que ganhou no critério de desempate com a maior nota em criatividade.

“O nosso protótipo corresponde a carros autônomos com detecção de obstáculos para ser aplicado com o intuito de diminuir ou evitar acidentes. Os estudantes ficaram animados com a premiação e motivados para a construção de novos projetos experimentais. A gestão da escola também já olha com outra perspectiva o desenvolvimento dessas temáticas em sala de aula e incentiva a busca por novos editais para inserir os trabalhos desenvolvidos pelos estuadantes”, relata Adyson, professor-orientador do projeto.

Inclusive, lembra o professor, a equipe já está se organizando para participar de outros eventos científicos. “Haverá o encontro nacional de robótica e estamos aperfeiçoando o trabalho para submeter no evento”, anuncia.

Avanço no ensino EaD - A educação na modalidade a distância tem conquistado cada vez mais espaço na Universidade. No início do ano, a Capes divulgou a lista de cursos para a edição 2022 do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para a UFMA, foram liberadas 1.800 vagas em cursos de graduação e especialização EaD, que são coordenados pela DTED.

De acordo com a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o resultado das articulações da 1ª fase do Edital Nº 09/2022 da Capes foi bastante expressivo para a Universidade. “Ficamos muito satisfeitos por todas as nossas propostas terem sido contempladas. A UFMA foi uma das poucas instituições que conseguiu 1800 vagas, mérito também do apoio integral do reitor Natalino Salgado Filho, que nos fortalece na conquista desses resultados”, declara.

Do total de vagas conquistadas pela DTED, 80% delas são para a graduação (1420 vagas) e 20% para especialização (380 vagas). Além das novas ofertas para os cursos de graduação (Artes Visuais, Biologia, Química, Física, Computação, Letras-Português, Matemática e Pedagogia) e especialização (Ensino da Matemática) nas modalidades a distância, a Capes autorizou a realização de dois novos cursos de graduação – Letras-Libras e Educação Física – e uma pós-graduação inédita – Especialização em Tecnologias Digitais no Contexto Educacional – nos polos UAB/UFMA.

“O ensino a distância oportuniza a possibilidade de formação profissional para as pessoas que teriam muita dificuldade no modelo presencial. O Maranhão é um estado grande, com limitação de acesso. A EaD veio para ficar, a pandemia acelerou esse processo em alguns anos, de forma a se estabelecer completamente e desmistificar os receios que os professores tinham com o ensino remoto”, assegura a diretora. 

Física EaD: curso de excelência - A licenciatura em Física na modalidade a distância da UFMA tem nota máxima nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). A escala varia entre 1 e 5 e a avaliação considera três parâmetros para a atribuição da nota: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso. 

A nota ao curso de Física evidencia o compromisso de todos os atores envolvidos nas ações da DTED-UFMA, do corpo docente altamente qualificado e produtivo - com 25 doutores e 4 mestres -, além do empenho dos estudantes. “Esse sucesso não acontece por acaso, visto que é derivado de muito planejamento associado a ações como a de promoção de eventos científicos, atividades práticas e capacitação contínua dos profissionais envolvidos. Hoje, somos o primeiro curso nota 5 na área de Ciências Exatas, entre os presenciais e EaD, no Maranhão, e me orgulho muito de poder fazer parte deste grande projeto”, expressa o coordenador do curso de Física EaD, Edson Carvalho.

Para Amanda Aboud, coordenadora da UAB na UFMA,  a nota máxima demonstra como a DTED tem priorizado a qualidade, por meio de seus processos pedagógicos e o uso de tecnologias para melhorar a aprendizagem. “O grande diferencial dos cursos, além da organização, foi a inovação. O uso da tecnologia e sistemas inteligentes têm ajudado na gestão e na maior garantia na qualidade das ofertas das disciplinas, chegando ao aluno um curso melhor estruturado, preparando os profissionais para o mercado, em especial, nas licenciaturas, que formam professores para atuarem na rede de educação básica”, finaliza Aboud.

registrado em: