Estrutura de EaD da UFMA é bem avaliada por representantes do MS

publicado: 17/08/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

300c661d421d2951acba7b6df05ded79.jpgUm exemplo a ser seguido”, assim foi definido o trabalho da Universidade no campo da Educação a Distância por Vinícius de Oliveira, coordenador da Universidade Aberta do SUS do Ministério da Saúde – MS. Na última sexta-feira (13), ele pôde conhecer in loco as instalações do Núcleo de Educação a Distância – NEaD, juntamente com Luiz Lobo, renomado consultor-sênior do MS.

Recepcionados pelo diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, e pela prof.ª Christiana Leal, da equipe de coordenação local do Una-SUS, os representantes do Ministério puderam verificar a estrutura física e tecnológica que vem permitindo a ampliação do alcance da Universidade em todo o Estado, por meio de programas na modalidade a distância. Atualmente, são 7 graduações e 3 especializações em funcionamento; com mais 7 especializações e 8 cursos de aperfeiçoamento para serem iniciados ainda neste semestre.

É uma iniciativa louvável da UFMA, de assumir o caráter estratégico da Educação a Distância para a expansão das atividades para além das fronteiras do Maranhão. É muito interessante vermos a convergência dessas iniciativas estar materializada aqui na estrutura do NEaD. Um exemplo a ser seguido”, pontua Vinícius de Oliveira.

Um dos fatores que vem possibilitando esta expansão é o fato da EaD estar hoje estruturada dentro da instituição, com a sede do NEaD recém-reformada, novos professores efetivos (mestres e doutores), além da progressiva extensão do aparato tecnológico da capital para os municípios do interior do Estado.

Hoje a UFMA atua diretamente em 22 dos 24 pólos da Universidade Aberta do Brasil – UAB no interior do Maranhão, além dos seus 7 campi. Para Luiz Lobo, consultor-sênior do Ministério da Saúde, “É um alcance muito grande, com uma diversidade de programas excelente. A Universidade Federal do Maranhão está de parabéns pelo trabalho realizado”.

Por meio do ensino mediado pelas tecnologias, a UFMA contribui cada vez mais para a universalização do conhecimento. “Estamos vivendo, provavelmente, uma revolução social na medida em que 56% do acesso à internet no Brasil vêm de lan houses, o que significa que o acesso ao conhecimento está sendo democratizado. Caberá à Universidade sistematizar a oferta desse conhecimento de tal forma que ele possa ser aproveitado na integridade, nos vários campos, em vários lugares”, avalia Luiz Lobo.

Para o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, a visita teve um saldo excelente para a Universidade. “Avaliações positivas como esta representam o fortalecimento das nossas ações dentro e fora do Estado, pois aumentam a credibilidade da UFMA no Ministério da Saúde, no cenário nacional e junto às demais Instituições de Ensino do país”, conclui.

Una-SUS na UFMA

Vinícius de Oliveira e Luiz Lobo vieram à UFMA representando a Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) - uma rede coordenada pelo Ministério da Saúde, que agrupa instituições acadêmicas para atender as necessidades de formação e educação permanente do Sistema Único de Saúde. Somente durante o biênio 2010-2011, a Una-SUS vai ofertar no país cerca de 20 mil vagas em cursos de especialização a distância.

Integrada à Rede, a UFMA será responsável pela oferta de 3 especializações: Saúde na Família, Saúde Materno Infantil e Saúde Mental. Confira mais informações no site www.unasus.ufma.br.

Última alteração em: 16/08/2010 17:12