Entrevista com o Reitor da UFMA Natalino Salgado Filho

publicado: 14/01/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Com doutorado em nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, ex-Diretor do Hospital Universitário, e atual Reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho tem proporcionado ensino superior a distância de qualidade pela Universidade. Na entrevista concedida à Interativa, é exposto todo o seu incentivo ao ensino a distância que cada vez mais está satisfazendo alunos e professores.

Interativa: Como o senhor vê a expansão da educação a distância na UFMA?

Natalino Salgado: Eu vejo como uma necessidade vital para o fortalecimento das políticas de expansão das Instituições de Ensino Superior de todo país, com vistas a democratizar o ensino superior, para que este possa romper as barreiras geográficas principalmente no Maranhão que é um Estado que possui 217 municípios, de grande extensão territorial e o acesso ainda pode ser considerado precário.

I: Qual o futuro da educação a distância no Maranhão?

NS: O futuro será com certeza, o reflexo das nossas ações atuais, e o nosso objetivo é fortalecer estas ações para que todos tenham acesso à educação de qualidade. O empenho da nossa gestão é constante na busca de recursos e mecanismos que viabilizem a educação a distância, para que possamos ofertar educação superior a distância com a devida qualidade.

I: Como a UFMA, por intermédio de seus alunos, contribui para o fortalecimento da educação a distância?

NS: O grande beneficiado da educação a distância é sem dúvida alguma, o aluno, principalmente aqueles que não dispõem de recursos para se dirigirem aos grandes centros onde se encontram instaladas as Instituições de Ensino Superior públicas. Nesse sentido a UFMA pode contribuir oferecendo um ensino de qualidade para esses alunos através da educação a distância que tem como mediadora do processo, a tecnologia, mais especificamente o computador e suas ferramentas. O aluno, além de ter uma formação especifica adquire habilidade no uso das tecnologias de informação e comunicação - TICs.

I: Percebemos que ainda há muita descrença acerca da educação a distância. Como o senhor analisa essas dúvidas?

NS: As pessoas desconhecem a grandiosidade da educação a distância e a vê como uma ameaça ao ensino presencial, mas não podemos pensar e seguir por este caminho, precisamos então romper estes paradigmas, pois a educação a distância é a maneira mais eficiente de fazer com que as pessoas que moram geograficamente distantes dos grandes centros tenham acesso a educação superior. Quando eu falo em romper paradigmas, me refiro também na forma de ensinar e aprender, pois tanto os professores como os alunos terão que adotar novas metodologias e atitudes nas suas práticas pedagógicas. Dizer que a educação a distância não traz bons resultados, é um mito, o Exame Nacional de Desenvolvimento do Estudante (ENADE) comprovou que esta afirmativa não é verdadeira, qualquer pessoa pode ter acesso a estes resultados no site do governo. Portanto, para que possamos ofertar cursos de graduação e pós-graduação a distância precisamos fortalecer as nossas políticas de expansão, pois a qualidade dependerá basicamente do conjunto institucional que a sustenta, esse conjunto é formado pelos departamentos acadêmicos, corpo técnico e administrativo comprometidos com a nossa instituição.

I: O senhor acredita que um dia a educação a distância terá maior
difusão na educação superior do Maranhão?

NS: A procura por cursos de graduação e pós-graduação nesta modalidade está crescendo vertiginosamente por todas as Instituições de Ensino Superior públicas no nosso Estado e no País. A Universidade Federal do Maranhão em consonância com o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação a Distância, incrementa e fortalece políticas e ações que viabilizem a EaD, para tanto, vários processos estão a caminho, por exemplo, a ampliação e modernização da infra-estrutura física e logística, aquisição de equipamentos, aumento no quadro de pessoal, para que possamos atingir a meta de chegarmos até 2012 com um número de quarenta e sete mil alunos nessa modalidade. Uma grande iniciativa do governo federal através do Plano de Ações Articuladas - PAR, (que se constitui em um diagnóstico minucioso da realidade educacional local), com o Estado e Municípios para atender a demanda de formação inicial e formação continuada para os professores da rede pública vai aumentar de forma substancial a oferta de cursos a distância e nem por isso irá reduzir a procura pelos cursos presenciais, na verdade constitui-se em um somatório de oportunidades de formação para a nossa população promovendo assim, inclusão social.

I: Qual a importância da educação a distância na pós-graduação?

NS: A educação a distância iniciou sua expansão através de cursos técnicos, aperfeiçoamento e pós-graduação, especificamente extensão e especialização. Atualmente são ofertados vários cursos de pós-graduação Lato Sensu voltados para as mais diversas áreas do conhecimento. A pós-graduação tem sido a grande beneficiada nesta modalidade e a CAPES juntamente com a Universidade Aberta do Brasil movimentam-se no sentido de promover cursos de pós-graduação Strictu Sensu que irá beneficiar muitas pessoas.

Lugar: Nead
Última alteração em: 14/01/2009 00:00