Encontro promove debate com Governos em prol da melhoria da EaD

publicado: 31/08/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

ccec9ed015b25a8765505d130d79f7c8.jpgO III Encontro de Coordenadores e Tutores presenciais dos Pólos UFMA-UAB encerrou com saldo positivo no último dia 26 de agosto no Hotel Holiday Inn, em São Luís. Na ocasião foram articuladas, com representantes do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, estratégias para melhoria da educação a distância ofertada nos 24 pólos UAB do Estado.

Para encerrar o III Encontro, o Núcleo de Educação a Distância - NEaD trouxe o coordenador do Plano de Ações Articuladas - PAR do Maranhão, prof. Adelino Silva Neto, que debateu com o público estratégias para que os recursos do PAR Estadual sejam utilizados também para sanar dificuldades enfrentadas nos pólos. Dentro das 4 dimensões do PAR, a de Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar é a que está intimamente ligada às ações da Universidade Aberta do Brasil, já que nos pólos UAB são ofertados cursos de Licenciatura.

Dentro dessa dimensão específica do PAR, o que se está fazendo é uma reformulação e melhoria contínua das ações. A discussão nesse Encontro é muito importante porque vai definir a meta que vamos traçar dentro do Fórum Estadual de Educação, que foi implantado com representantes do MEC, do governo do Estado, prefeitura e sociedade civil organizada”, explica Adelino Silva Neto, representando também a Secretaria de Educação do Estado.

As necessidades dos cursos foram apresentadas ao coordenador do PAR, que irá avaliar a possibilidade de incluir um representante dos coordenadores de pólos no Fórum e com isso garantir que as reivindicações de melhoria da EaD sejam atendidas pelo Plano. “Nosso objetivo agora é colocar um representante dos pólos nas reuniões do Fórum, pra que ele dê a nossa opinião sobre os assuntos discutidos”, confirma Delcy Silva, coordenadora do pólo UAB de Caxias.

Outro destaque no Encontro de Coordenadores e Tutores ocorreu com a oferta do espaço da Escola de Governo da Prefeitura de São Luís para ser a sede do pólo UAB da capital. A proposta foi feita oficialmente pelo diretor da Escola, Paulo Heluy, ao coordenador do PAR, Adelino Silva. A ocasião contou ainda com a presença do ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Othon Bastos, que proferiu palestra sobre “EaD: progresso ou retrocesso?”.

Esperamos com essas articulações trazer benefícios para São Luís e para os outros municípios do Estado e com isso promover a melhoria dos cursos, cumprindo o tema do nosso Encontro: ‘A qualidade da EaD’ ”, enfatiza Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.

O evento possibilitou ainda a capacitação de tutores e a socialização de experiências entre coordenadores. “Foi muito importante a troca de experiências, as colocações dos coordenadores de curso. O Encontro foi muito bom, bem planejado, a equipe da UFMA muito integrada. Aprendi muito, vou sair daqui restabelecida com tanta informação nova”, conclui Aglair Coelho, coordenadora do pólo de Carolina.

Última alteração em: 30/08/2010 16:10