Empatia é tema discutido na primeira aula do curso de extensão on-line da DTED “Ambientação em EaD, Educação Profissional e Habilidades Sociais”

publicado: 25/09/2023 14h32, última modificação: 26/09/2023 10h52
aula.PNG

Com o objetivo de facilitar a ambientação do aluno com a educação a distância, a Diretoria de Tecnologias da Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) oferta o curso de extensão “Ambientação em EaD, Educação Profissional e Habilidades Sociais”. O primeiro módulo foi realizado no dia 13 de setembro, às 19h30, e ministrado pelo professor Cairo Cézar.

Nesta primeira etapa do itinerário formativo, o professor Cairo realizou um momento de troca com os estudantes e um dos temas mais importantes discutidos na apresentação foi a importância da empatia no processo de construção das habilidades sociais.

Segundo o professor, o curso foi segmentado em três pontos específicos: ambientação em EaD; Educação Profissional e Mundo do Trabalho; e Habilidades Sociais; além de ter sido pensado numa perspectiva extremamente humanizada, inserindo o aluno no foco da discussão.

“Nós propomos diversas reflexões com foco em desenvolver essas potencialidades que vão ser úteis para o mercado de trabalho e, consequentemente, para a vida pessoal de vocês. Um bom profissional, necessariamente, é uma boa pessoa. Os hábitos que ele leva, por exemplo, no ambiente relacional, ele levará para dentro do trabalho. Quando a gente consegue desenvolver a pessoa, conseguimos desenvolver também o profissional”, expôs o professor Cézar.

Enquanto protagonistas do processo formativo, os estudantes fizeram parte desse momento de troca, afeto, cuidado e respeito, desenvolvendo habilidades sociais e analisando a importância do planejamento para alcançar seus objetivos. “A aula abordou situações cotidianas de cuidado e empatia com o outro, mas que às vezes passam despercebidas. Então, eu anotei e tirei prints dos slides, porque podemos aplicar com facilidade esse conhecimento em nossa vida. Para mim, uma das lições mais valiosas aprendidas na aula foi: precisamos dar mais atenção às relações humanas”, expressou a estudante Cleide Oliveira.

De acordo com a chefe da Divisão Pedagógica, Patrícia Machado, a proposta é oferecer outras possibilidades de atualização, de cursos voltados para temáticas mais humanizadas e que não estão sempre presentes na grade curricular dos cursos.

“A formação aborda temas que vivenciamos no dia a dia, em diferentes fases da vida e em situações distintas. A exposição do professor Cairo foi bastante enriquecedora e saímos mais nutridos de conhecimento, das possibilidades de reflexão de quando, como e onde podemos exercer a nossa empatia dentro das nossas ações”, declarou Machado.

Formação completa – O curso possui carga horária de 30h e é voltado para todos os estudantes de graduação e pós-graduação da DTED/UFMA. “Este curso visa a ambientação dos estudantes nos cursos na modalidade a distância, além de apresentar as demandas do mercado de trabalho, bem como explorar as habilidades sociais e as soft skills necessárias para conduzir um bom semestre letivo no ambiente virtual de aprendizagem”, frisa Patrícia Machado.

A capacitação é 100% on-line e está disponível no ambiente virtual de aprendizagem da DTED. Para realizar o curso de extensão, siga as orientações a seguir: acesse com seu login e senha o Portal AVA DTED (portalava.dted.ufma.br), clique na aba “Página Inicial” disponível no menu superior e localize o PDF com as instruções de acesso ao curso.