EaD na UFMA é destaque em evento nacional

publicado: 13/10/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Uma pesquisa do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) ganhou destaque no VII Congresso Brasileiro de Educação a Distância (ESUD), ocorrido entre os dias 3 e 5 de outubro. O artigo Desenvolvendo Caminhos de (Re)Conhecimento da EaD na UFMA, de autoria de Othon Bastos Filho, Sylvânia de Sá e Luís Carlos Fonseca, faz uma análise abrangente do desenvolvimento da Educação a Distância na UFMA, por meio do NEaD.

Em pauta, está o processo de institucionalização da federal maranhense, no contexto de uma política administrativa e inclusão social de expansão do número de alunos matriculados nas graduações e de andamento dos cursos. O trabalho analisa o período de avanços do NEaD/UFMA na educação superior, a partir da adesão à EaD, do final de 2007 até o ano passado. Desde a efetivação da modalidade a distância, a instituição passou de 500 alunos matriculados a quase 15 mil. O estudo também mostra os novos rumos e expectativas do NeaD para os próximos anos.

"A Aprovação num congresso nacional é de suma importância por levarmos a comunidade acadêmica de forma científica, mostrando como se deu o procedimento e as metodologias no avanço do NeaD. Por isso, este artigo foi um dos mais interessantes do congresso, por abordar, em tão pouco tempo, como conseguimos alcançar um patamar com tanta qualidade, alunos e trabalhos, como nas grandes instituições", comentou Otho Bastos Filho, diretor do NEaD.

Os pontos principais destacados na exposição foram: a ampliação da estrutura acadêmica; quantitativo de alunos nos cursos de graduação, pós e extensão; locais de apoio presencial, o desenvolvimento pedagógico (capacitação de docentes, produção de material didático, ouvidoria e promoção de eventos); o crescimentos tecnológico e as inovações levadas ao sistema presencial da UFMA pela EaD.

Clique AQUI faça o download do artigo Desenvolvendo Caminhos de (Re)Conhecimento da EaD na UFMA.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues