EaD é pioneira com novo sistema de gestão acadêmica da UFMA

publicado: 04/07/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) será pioneiro na utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFMA, O SIGAA. Os detalhes do novo sistema de gestão acadêmica, que vai gerir todo tipo de informação a respeito de docentes e discentes da instituição, foi apresentado por uma equipe do Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI) ao diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, durante reunião nesta quinta-feira (30).

Como irá funcionar o SIGAA?

"O sistema novo vai possibilitar n coisas. Uma das mais importantes, é a descentralização na informação. Por exemplo, o aluno vai ter seu portal, onde vai poder se inscrever em disciplinas, observar seu histórico, assuntos que lhe dizem respeito. O docente vai poder digitar suas notas dentro do seu portal, disponibilizar material, cadastrar avaliações...", explica o analista de Tecnologia da informação, Emanuel Ribeiro Franco.

"O usuário, hoje, tem vários códigos de acesso e senhas. Com esta plataforma, esta arquitetura que estamos implantando, cada usuário terá apenas um código de usuário e uma senha. Tudo o que diz respeito ao perfil daquele usuário", completa o analista.

Esse novo mecanismo de gerenciamento irá funcionar de maneira similar ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), também possibilitando, aos usuários, criar grupos de discussão a respeito de temas propostos, fóruns, chat e avaliações, entre outras ferramentas. A novidade do SIGAA será a oferta de total integração com o sistema da UFMA.

"Então, por exemplo, todos os dados que vão ser inseridos no AVA já vão estar diretamente no sistema da Universidade", afirma Ronald Campos, analista do NTI.

O SIGAA será disponibilizado a todos os alunos e professores da Universidade mas, primeiramente, atenderá à modalidade EaD - esta fase tem previsão de início até o final do semestre 2011.2. Posteriormente, serão incluídos, também, alunos das graduações presenciais, pós-graduações e convênios. Até 2012, o novo sistema deve estar em pleno funcionamento. Para que ocorra essa utilização efetiva, haverá treinamento para docentes, técnicos e, posteriormente, ambientação dos alunos ao novo sistema.

"Os alunos da EaD serão os primeiros autilizarem este novo sistema que interliga tanto a gestão acadêmica quanto o AVA, ofertando maior modernidade. Esse processo é importante porque o professor vai ganhar velocidade na gestão do curso e o aluno pode consultar e imprimir seu histórico e acompanhar suas notas, entre outras vantagens", comenta Othon Bastos Filho.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues