EaD da UFMA terá reforço de orientadores selecionados pelo MEC

publicado: 17/10/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

79e0f93c01e0c503328335c19fdc8dd9.jpgA Educação a Distância da UFMA acompanha as políticas federais de crescimento e aprimoramento da modalidade. Como mais recente conquista nesse sentido, 8 profissionais foram selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) para atuarem como orientadores acadêmicos dos cursos a distância da Universidade. Em reunião de trabalho realizada entre os dias 7 e 9 de outubro em Brasília, os recém-contratados foram integrados à equipe do NEaD.

A nova equipe do Maranhão é formada por profissionais com nível de mestrado e doutorado, que serão orientadores acadêmicos dos cursos de graduação a distância em Matemática, Química, Ciências Biológicas e Física; todos ofertados pela UFMA em municípios maranhenses onde funcionam os pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).“Os orientadores serão responsáveis por fazer a mediação entre aluno e instituição, um recurso a mais para assegurar a qualidade da participação do aluno no curso”, explica o prof.º Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

Com o intuito de instruir estes profissionais, ocorreu de 7 a 9 de outubro a primeira reunião de trabalho em Brasília. Participaram do encontro, orientadores, coordenadores UAB, coordenadores de polos e de cursos, além de técnicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na oportunidade, o diretor de EaD da Capes, Celso Costa, deu as boas-vindas aos orientadores.“É admirável a iniciativa destes jovens, que deixam não apenas seus lares, mas interrompem trajetórias acadêmicas para prestar um serviço de alta qualidade à formação de professores”, afirmou.

O evento contou com a apresentação do Sistema UAB, debates sobre os direitos, deveres e atribuições dos contratados, além da integração destes às equipes estaduais. Do Maranhão, estiveram presentes: Othon Bastos Filho, diretor do NEaD; Cenidalva Teixeira, coordenadora adjunta da UAB; Emília Girnos, coordenadora do curso de Ciências Biológicas; Arthur Santos, coordenador do curso de Matemática; Joacy Lima, coordenador do curso de Química; José Maria dos Santos, coordenador do curso de Física; além de coordenadores de polos.

Universidade Aberta do Brasil

Criado em 2005 pelo MEC, o Sistema UAB promove a formação de professores da Educação Básica através da oferta de cursos superiores na modalidade a distância. Os cursos são oferecidos em ampla parceria entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios. No Maranhão, funcionam hoje 29 pólos, sendo que a UFMA participa de 13 destes, com os cursos de Teatro, Ciências Biológicas, Química, Matemática, Pedagogia, Física, Administração, Artes visuais e Informática.

Última alteração em: 16/10/2009 11:18