EaD da UFMA terá projeto piloto com uso do tablet como objeto de aprendizagem

publicado: 28/05/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Reunião na sede do NEaDEm reunião no dia 24 de maio, na sede do Núcleo de Educação a Distância- NEaD, foi fechada a parceria entre a UFMA e a IP.TV para a realização de um projeto piloto em que 100 tablets serão usados como recurso de aprendizagem por alunos da modalidade a distância. A UFMA será a primeira Universidade do país a testar a tecnologia.

De origem chinesa, o equipamento traz um software desenvolvido por brasileiros que funciona como ambiente virtual de aprendizagem. O sistema funciona como uma rede de TV que gerencia e distribui conteúdos. Segundo Eduardo Giraldez, presidente da IPTV, empresa líder no segmento de tecnologia, após a experiência de validação pela UFMA, o produto será lançado no mercado com custo inferior a R$ 300,00.

O diretor do NEaD da UFMA, Othon Bastos Filho, explica como a tecnologia será utilizada pela Universidade. "Será assinado um termo de cooperação técnico-científica com a IP.TV, que irá disponibilizar 100 tablets para usarmos numa turma piloto. Com esta experiência, iremos verificar a real possibilidade de uso dessa ferramenta nas universidades federais brasileiras", relata.

O tablet será usado com a turma piloto do curso Planejamento Hipermidiático em AVA: repensando a estrutura humana e tecnológica para apoiar os processos pedagógicos, que será ministrado pela Coordenação de processos de Ensino e Aprendizagem do NEaD. A formação será realizada com professores da UFMA, de forma semi-presencial em 40h/a, com início previsto para agosto deste ano.

O NEaD pretende em breve disponibilizar os tablets para os alunos dos cursos de graduação do interior do Estado, onde o acesso à internet ainda é precário, dificultando assim a entrada dos estudantes ao ambiente virtual de aprendizagem.

A solução está no software contido no tablet, que irá permitir que o aluno acesse de casa as aulas e atividades, sem precisar de conexão com internet. Quando o aluno retornar com o tablet ao polo de apoio presencial, que possui internet, o sistema do software será sincronizado ao ambiente virtual do curso, possibilitando que o professor visualize quando e como o aluno fez seus estudos e atividades acadêmicas.

Reunião em foi firmada a parceria entre IPTV e UFMADemonstrativo da interface gráfica Aulas e atividades disponíveis

Última alteração em: 28/05/2012 17:31