Notícias

EaD da UFMA serve de referência em seminário da UFAL

publicado: 04/03/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

2db4e410dee8f6f475817306992907fb.jpgCom apenas 5 anos ofertando cursos a distância credenciados pelo MEC, a UFMA já serve de referência para outras instituições federais. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância – NEaD foi tema de mesa-redonda no I Seminário Institucional de EaD da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, realizado de 22 a 23 de fevereiro.

Com a temática “Avaliando ações, repensando modelos e traçando rumos”, o seminário teve o propósito de traçar diretrizes para a modalidade a distância na UFAL. Para isso, contou com a presença da comunidade acadêmica e especialistas de instituições com reconhecida atuação na área, dentre elas, a UFMA, que esteve representada pelo prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

A experiência de gestão dos cursos a distância ofertados hoje pela UFMA foi socializada como modelo de referência durante a mesa redonda “Diálogos pertinentes entre Alagoas e Maranhão: as experiências da UFAL e da UFMA no sistema UAB”.

A universidade é hoje referência para outras instituições por ter conquistado um padrão de qualidade, e isto só foi possível com o apoio da Administração Superior e a contribuição do excelente quadro de docentes, técnicos e colaboradores do NEaD, que trabalhando de forma integrada vêm construindo uma base sólida para o crescimento da EaD”, relata Othon Bastos Filho.

A atuação da UFMA no sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB começou de forma tímida em 2007, com os cursos de graduação em Química e Administração. Com a excelente aceitação pelo público atendido, a Universidade decide investir na estruturação do NEaD, possibilitando o rápido crescimento da oferta para atendimento das demandas do Estado. Hoje, são ofertados 8 cursos de graduação, 10 de pós-graduação e 10 de extensão em 30 locais de apoio presencial, sendo 23 pólos e 7 campi. O crescimento da oferta já permitiu a matrícula de mais de 7 mil alunos de 140 municípios maranhenses.

O trabalho acontece de forma integrada entre os departamentos de curso e o Núcleo, que oferece a estrutura necessária à modalidade por meio de suas coordenações pedagógica, tecnológica, e de pesquisa, além de secretarias. Ao ingressar no curso, os alunos recebem livros impressos e uma formação em informática, que auxilia na familiarização com os recursos tecnológicos utilizados na EaD, dentre eles : videoconferências, vídeo-aulas e ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como chat e fóruns de discussões. Ocorrem ainda os momentos presenciais, em que o professor se desloca até o pólo para dar ministrar aulas e avaliações.

Na foto acima: o prof. Dr. Eurico Lobo Filho, Vice Reitor da UFAL; a profª Drª Anamelea de Campos Pinto, Coordenadora UAB/UFAL; o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor NEaD/UFMA; profª Drª Ana Dayse Dórea, Reitora UFAL; e Grace Tavares Vieira, da Capes MEC.


Última alteração em: 03/03/2011 09:22

registrado em: