EaD da UFMA ganha aliado tecnológico fora da internet

publicado: 27/09/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

tablet 1

Alunos da modalidade a distância de municípios com difícil acesso à rede mundial dos computadores, em breve, poderão estudar em casa sem a necessidade de conexão à web. O primeiro passo para esse avanço tecnológico ocorreu dia 26 de setembro, na cidade universitária da UFMA, com assinatura do termo de cooperação entre a Universidade, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, IP.TV e a indústria H- Buster.

Nossa universidade cresceu e o que ocorre agora é uma inovação. Essa parceria traz novas ferramentas educacionais para que os alunos interajam com o mundo. Os tablets terão uma biblioteca virtual, onde o aluno aprenderá sobre sua licenciatura e outras matérias, num mundo em que a globalização do conhecimento exige que o aluno não restrinja seu saber, mas o amplie e aperfeiçoe”, declarou o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.

A parceria firmada será realizada da seguinte forma: a H-buster irá doar 120 tablets para UFMA utilizar com professores e alunos da modalidade a distância. Os equipamentos irão funcionar com um software desenvolvido pela IPTV, batizado de MyClass, que funciona como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com a possibilidade de ensino remoto a alunos sem acesso à internet.

Com a tecnologia Myclass, o aluno poderá acessar de casa as aulas e atividades, sem precisar de conexão com internet. Quando retornar com o tablet ao polo de apoio presencial, que possui internet, o Myclass será sincronizado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do curso, gerando o relatório das atividades realizadas, possibilitando ao professor visualizar quando e como o estudante fez seus estudos. Portanto, a internet será necessária somente no polo, para que seja atualizado no AVA o relatório de atividades realizadas pelo aluno enquanto usava o tablet fora da unidade de ensino da Universidade.

O recurso será testado de forma pioneira na cidade de São Bernardo. Para viabilizar a internet no município, a Secretaria de Ciência e Tecnologia será responsável pela instalação de uma antena IP.TV. “Agradecemos a oportunidade de integrar esse projeto que pretende dar maior capilaridade às ações de educação e formação profissional. Espero que alcance todos os municípios do Estado”, ressaltou a Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Rosane Guerra.

A novidade tecnológica pode alcançar, futuramente, não só outros municípios maranhenses, mas também outras regiões do país. Segundo Eduardo Giraldez, presidente da IPTV, a experiência da UFMA servirá para validação da tecnologia no contexto da EaD. Após esta etapa, a ideia é lançar o produto no mercado e também tentar distribuir, via Ministério da Educação, para outras Universidades do país.

Uso da tecnologia pela UFMA

A partir do convênio a UFMA receberá 120 tablets para criar um protótipo de educação a distância via MyClass. “Temos um problema que é o difícil acesso à internet no interior do Estado. Essa tecnologia também traz a vantagem de ser mais lúdica e sustentável, pois se diminui os gastos com material didático, que, além de ser estático, às vezes chega atrasado nos municípios”, destaca o diretor do Núcleo de Educação a Distância da UFMA, Othon Bastos Filho.

Nesse primeiro momento do projeto piloto, 50 tablets serão distribuídos para um grupo de professores que será capacitado para construir objetos de aprendizagem para tablets. Outros 50 ficarão com estudantes, que vão experimentar como se movimentar no ambiente MyClass. Os 20 restantes serão para uso do NEaD, que vai desenvolver a estratégia pedagógica e o calendário de adoção do projeto. “Os professores precisam utilizar novas tecnologias e nós estamos investindo para quebrar a resistência que ainda existe”, ressalta Othon Bastos Filho.

tablet 2
tablet 4