DTED-UFMA lança novo curso sobre a comunidade de raros e aborda os aspectos históricos, sociais e biológicos das doenças raras

publicado: 01/09/2022 18h12, última modificação: 02/09/2022 17h04
Oferta disponível em um ambiente virtual com recursos de acessibilidade e que pode ser acessado em dispositivos móveis
peça_dr_aspectos históricos_05 (2).png

Com o intuito de promover o cuidado centrado nas pessoas com condições raras de saúde, no modelo biopsicossocial de assistência e na atenção humanizada direcionada à população de raros, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA), lança o curso “Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos”. A capacitação é gratuita, tem início imediato e as matrículas podem ser realizadas por meio da plataforma saiteava.org.

O curso é disponibilizado na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e tem como foco apresentar os aspectos, impactos, complexidades, pesquisas e tratamentos sobre as pessoas que vivem nesse contexto.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com versão, também, para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos, material em PDF, Recurso Multimídia, e-books e questionário.

Ofertado em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o curso tem como público-alvo profissionais de saúde envolvidos no cuidado das pessoas com doenças raras, familiares, além de profissionais dos mais diversos âmbitos interessados na temática da capacitação.

TEMÁTICAS - Com carga horária de 30 horas, a capacitação apresenta as seguintes temáticas: Definição e contextualização das doenças raras; Cuidado centrado na pessoa e no modelo biopsicossocial em saúde; Doenças raras e medicamentos órfãos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa; Diagnóstico e seus impactos; e Classificação, tratamento e pesquisas sobre doenças raras.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO - O curso “Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos” faz parte do Programa de Formação Capacitação e Informação em Doenças Raras. Atualmente, o Programa conta com mais quatro módulos disponíveis ao público: Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico; Voluntariado no campo das doenças raras; Políticas públicas para pessoas com doenças raras; e Empoderamento das pessoas com doenças raras

Ao todo, o Programa é composto de seis cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais. Nessa modalidade, o cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições no ambiente virtual de aprendizagem - o Saite AVA

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). O certificado é gratuito e emitido pela UFMA.