Notícias
DTED/UFMA e Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos lançam nesta terça,29, o programa educacional Capacitação e Informação em Doenças Raras
A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), em parceria com Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) lançará, nesta terça, 29, às 11h, o programa educacional Capacitação e Informação em Doenças Raras. Na ocasião, será realizado o webinário “Doenças Raras: Aspectos históricos, sociais e biológicos” com transmissão ao vivo no canal EaD Para Você, no Youtube.
O webinário será ministrado pelo chefe do Departamento de Saúde Coletiva na Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB) e professor-autor do programa educacional Capacitação e Informação em Doenças Raras, Natan Monsores de Sá.
O evento tem como objetivo apresentar o conceito de doenças raras, compreender a importância do cuidado à saúde de pessoas acometidas por essas doenças e divulgar os seis módulos que integram o programa educacional voltado para essa temática.
A cerimônia de lançamento do programa “Capacitação e Informação em Doenças Raras” contará com a presença do reitor Natalino Salgado Filho, da diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, da ministra do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e do Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MMFDH, Claudio de Castro Panoeiro.
Sobre o programa educacional
O programa de formação Capacitação e Informação em Doenças Raras tem como objetivo apresentar as principais informações sobre doenças raras no que tange aos seus aspectos históricos, sociais e biológicos; o itinerário das pessoas inseridas nesse contexto; as políticas públicas voltadas à comunidade de raros; as necessidades e enfrentamentos das famílias raras e mães atípicas e a importância do voluntariado e empoderamento de pessoas com doenças raras.
A oportunidade educacional é fruto da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Composto por seis módulos, o primeiro curso a ser lançado abordará o voluntariado no campo das doenças raras e representa uma oportunidade de conhecer a abrangência desse conceito e como é desenvolvido projetos sociais nesse contexto, desde a proposta de intervenção ao projeto final.
A capacitação tem como público-alvo profissionais de saúde envolvidos na reabilitação de pessoas com doenças raras, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e educadores físicos, bem como familiares, pacientes e demais pessoas interessadas no cuidado às pessoas com enfermidades atípicas.