DTED/UFMA abre inscrições para o curso “Audiodescrição e Turismo Acessível”

publicado: 20/09/2023 16h01, última modificação: 21/09/2023 12h38
A capacitação é 100% on-line, gratuita, certificada, com início imediato e integra o Programa de Qualificação Turismo, Inclusão e Acessibilidade
IMG_0091.png

Estão abertas as matrículas para o curso “Audiodescrição e Turismo Acessível”, ofertado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), em parceria com o Ministério do Turismo. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 18 de fevereiro de 2024 na plataforma https://qualifica.turismo.gov.br/. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato.

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda o atendimento ao turista com deficiência visual, com destaque para a audiodescrição e as ferramentas comunicacionais de acessibilidade como instrumentos de inclusão social fundamentais na construção e implementação de boas práticas no turismo.

Entre os assuntos abordados, destacam-se: deficiência visual e sociedade; acessibilidade comunicacional; audiodescrição como ferramenta de acessibilidade; introdução à audiodescrição: modalidades; audiodescrição aplicada à cultura e ao turismo; como descrever espaços e ambientes fechados, trajetos, paisagens e atrativos turísticos: diretrizes norteadoras; audiodescrição e boas práticas no turismo.

O público-alvo do curso é composto por diferentes atores que atuam na atividade turística nos mais diversos segmentos do mercado, empresários do setor de turismo e áreas afins, prestadores de serviços em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, shoppings centers, guias, motoristas, pesquisadores, gestores, acadêmicos e demais pessoas interessadas.

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: recurso multimídia, vídeo, quiz, apresentação interativa, arquivo PDF e e-book.

Conheça outros cursos do Programa de Qualificação em Turismo, Inclusão e Acessibilidade:

Para se inscrever, acesse: https://qualifica.turismo.gov.br/