DTED realiza abertura oficial da segunda turma de especialização em Ensino da Matemática no Ensino Médio

publicado: 22/01/2024 09h19, última modificação: 22/01/2024 09h19
A aula inaugural foi ministrada pela professora do Instituto de Matemática da UFAL, Viviane de Oliveira Santos
AULA INAUGURAL MTM_2024.PNG

Na noite de quinta-feira, 18, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) realizou a abertura oficial da especialização em Ensino da Matemática no Ensino Médio. A aula inaugural, ministrada pela professora do Instituto de Matemática da UFAL, Viviane de Oliveira Santos, foi transmitida ao vivo no Canal EAD Para Você, no Youtube.

De acordo com o coordenador do curso, Geovane Silva, a especialização obteve êxito na sua primeira turma, certificando mais de 50 professores nos polos de Açailândia, Anapurus, Arari, Imperatriz, Nina Rodrigues, Paraibano e São Luís. Dessa vez, a turma conta com 66 estudantes, distribuídos nos polos de Caxias, Fortaleza dos Nogueira, Pastos Bons, Porto Franco, Santa Inês e Timbiras.

“Nesse segundo desafio, seguimos confiantes na missão de levar uma formação continuada a distância e de qualidade ao nosso estado que, por sua devida extensão, o acesso ao ensino superior presencial torna-se difícil. Esperamos, ainda, habilitar mais profissionais, porque a formação continuada é importante para o nosso estado e para o aperfeiçoamento de nossos professores na melhoria da educação básica e dos índices educacionais”, ressaltou o coordenador.

Para o reitor Fernando Carvalho, a especialização faz parte das ações essenciais da Universidade, cujo papel é a formação qualificada de recursos humanos. “Temos o desafio muito grande de fortalecer o ensino da matemática e, para isso, é preciso que capacitemos cada vez mais nossos professores do ensino básico, fundamental e médio, além de oportunizar escolas de qualidade e condições de permanência dos nossos alunos”, apontou.

A expectativa é que a especialização possa abranger outras áreas do conhecimento, continuou o reitor. “É necessário ampliar a formação continuada de professores em outros cursos, como, Física, Português, Química, Biologia, para fortalecermos cada vez mais o ensino médio do nosso do estado e dar oportunidades aos nossos estudantes para continuarem os seus estudos nas universidades ou em cursos técnicos”, frisou Carvalho.

Com o tema “Formações continuadas para professores de Matemática: importância e alguns exemplos”, a professora Viviane de Oliveira apontou três vertentes essenciais que acompanham a formação continuada: a formação matemática, a formação didático-pedagógica e a prática profissional. No decorrer de sua palestra, ela cita a importância desse percurso formativo no processo colaborativo dos estudantes e no desenvolvimento deles como profissionais.

Assista na íntegra a Aula Inaugural do curso de Especialização em Ensino da Matemática no Ensino Médio.