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DTED participa de capacitação inédita da OPAS-OMS para a implantação do Curso Enfrentando Problemas Plus no Sistema Único de Saúde

publicado: 24/06/2022 10h34, última modificação: 05/07/2022 11h26
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Profissionais de saúde pública de todo o país vinculados a instituições e organizações nacionais estão em capacitação pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para a implantação do Curso Enfrentando Problemas Plus (EP+), intervenção psicológica de baixa intensidade para adultos com sofrimento emocional em comunidades expostas à adversidade, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Oitenta e dois gestores de saúde de todas as regiões do país estão em capacitação nesse curso, que é o primeiro no Brasil. Pela UFMA, participam as professoras do Departamento de Medicina I (Demed I) Christiana Leal Salgado, a chefe da Divisão Pedagógica da DTED, Patrícia Abreu Machado, a médica de Família e Comunidade e chefe do Demed I, Walquíria Lemos Ribeiro da Silva Soares, e ainda Wilka Castro, médica de Família e Comunidade do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA).

Desde 1902, a Opas atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas. É uma agência especializada em saúde do sistema interamericano, e trabalha na cooperação técnica em saúde a seus países membros, no combate a doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, e ainda no fortalecimento dos sistemas de saúde e de resposta ante emergências e desastres.

Adaptação à realidade brasileira - A capacitação é coordenada e ministrada pela consultora nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Opas-OMS, Catarina Dahl; a médica Sandra Fortes, a psicóloga Kali Alves e a médica de família Manoela Salgado, do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Lipaps) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que também atuam como tutoras do curso. Colaboradora em Saúde Mental da OPAS-OMS desde 2021, a professora Christiana Leal Salgado disse que a capacitação foi adaptada e desenvolvida para a realidade do Brasil.

“Fui convidada pela consultora nacional da Opas-OMS, Catarina Dahl, para trabalhar na estruturação, no desenvolvimento didático-pedagógico, na produção, oferta e avaliação de dois cursos pioneiros da Organização Pan-Americana de Saúde, no Brasil. O primeiro foi ‘Liderança e Mecanismos de Coordenação em Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS) em Emergências Humanitárias – Brasil 2021’, que foi lançado no ano passado”, afirmou Christiana Salgado.

O segundo é o curso remoto “Enfrentando Problemas Plus (EP+): Implementando Intervenção Breve para Atendimento a Pessoas com Sofrimento Emocional na Rede Atenção Primária, Brasil – 2022”, que visa promover a implantação da EP+ no SUS, no Brasil. “A Opas-OMS realiza essa formação sobre a intervenção EP+ para gestores e profissionais de saúde mental e/ou profissionais não especializados, que poderão aplicar a intervenção no Sistema Único de Saúde”, destacou a professora.

Parceria entre a Opas-OMS e a UFMA – A consolidação da parceria entre a UFMA e a Opas-OMS resulta de um trabalho inovador que a Universidade vem realizando por meio da sua Diretoria de Tecnologia na Educação (DTED), sob a direção da professora Ana Emilia Oliveira, que tem apoiado a área de saúde mental desde o início da UNA-SUS-UFMA. Nesse ínterim, vários cursos de especialização e capacitação foram ofertados, bem como diversos recursos educacionais que estão disponibilizados no Acervo de Recursos Educacionais do Ministério da Saúde (Ares).

 

A UFMA tem ainda uma parceria antiga com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com outras importantes instituições de ensino superior do país, sendo referência em ensino a distância (EaD) no âmbito nacional. A médica Sandra Fortes, do Lipaps-UERJ, que é também colaboradora da Opas e ministrante do curso, já esteve com a UFMA em vários projetos, inclusive no primeiro curso de capacitação em saúde mental na APS, ofertado pela Rede UNA-SUS.

“A UFMA foi escolhida pela nossa expertise em EaD e na área de saúde mental, em que já contabilizamos mais de um milhão e trezentas mil matrículas em nossos cursos da Universidade Aberta do SUS nos últimos oito anos, mais de 230 ofertas educacionais, mais de sessenta registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial de sistemas desenvolvidos nas tecnologias educacionais, mais de mil e seiscentos lançamentos de recursos educacionais, no Ares-MS”, destacou a professora Patrícia Machado.

Neste momento, há mais de 435 mil matrículas ativas em 35 cursos que são ofertados gratuitamente, de acesso livre, conforme reitera Christiana Salgado. “Os nossos cursos na área de Saúde Mental tiveram mais de 75 mil inscritos. E esses números, aliados à busca incessante pela inovação e pela qualidade em nossos produtos educacionais, nos tornaram uma referência na área da EaD em nosso país”, apontou.

Atenção primária - O curso fornece ferramentas práticas para a elaboração e implementação de planos de capacitação sobre a EP+ no país, como estratégia inicial de fortalecimento das capacidades e integração do componente de saúde mental na atenção primária. Os profissionais capacitados serão replicadores dessa capacitação no Brasil. Segundo a professora Patrícia Machado, está previsto um trabalho final de curso, já em fase de elaboração por região, que corresponde a um Plano de Capacitação sobre o Enfrentando Problemas + ou um Plano de Implementação da Intervenção EP+ Grupo.

“Estamos elaborando um projeto híbrido de duas fases, prevendo uma intervenção, realização de grupo e uma capacitação. Neste primeiro momento, serão contemplados o HU-UFMA e a Faculdade de Medicina da UFMA. O impacto dessas intervenções será na população em geral, que é assistida pelos nossos alunos supervisionados no internato e como futuros médicos, assim como nos nossos colaboradores do HU-UFMA”, observou Christiana Salgado.

Após essa etapa inicial, a proposta é replicar essa formação em larga escala para o município de São Luís e em todo o estado, dando continuidade nas parcerias exitosas com a UFMA, com apoio da gestão da Universidade e do HU-UFMA. “As técnicas do curso objetivam formar profissionais que não são profissionais de saúde mental, ajudar as pessoas a enfrentar melhor seus problemas da vida prática. Essas técnicas foram desenvolvidas, de tal forma, que podem aliviar problemas mentais comuns, como depressão e ansiedade”, concluiu a médica Wilka Castro.

Fonte: DCOM-UFMA.

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