DTED participa da Oficina da CAPES para o fortalecimento e consolidação do Sistema UAB no país

publicado: 05/09/2024 11h15, última modificação: 09/09/2024 14h47
A Oficina ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro e foi realizada na Diretoria de Educação a Distância da Capes, em Brasília.
banner 768x432.png

A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) participou, nos dias 2 e 3 de setembro, da Oficina de Capacitação para o Fortalecimento e Consolidação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ocorreu na Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/Capes), em Brasília. O evento, que teve o objetivo de aprimorar a gestão e o ensino no contexto da educação a distância (EaD), reuniu coordenadores gerais e coordenadores de curso de todo o país.

Durante o evento, foram discutidos instrumentos práticos para a gestão e fortalecimento dos programas UAB, sendo proposta a adoção da Metodologia de Trabalho AIOP (Adaptação Iterativa Orientada a Problemas), que se mostrou uma abordagem eficaz para enfrentar os desafios diários na gestão dos cursos.

Para a Coordenadora Adjunta UAB na UFMA, Caroline Valeria da Rocha Monteiro, o encontro foi bastante produtivo, destacando-se, principalmente, pela discussão sobre a metodologia AIOP.

“Esse modelo permite ajustes contínuos e flexíveis, de acordo com as necessidades específicas de cada curso e contexto. A oficina reforçou a importância de garantir que a implementação dessa abordagem seja levada em consideração às particularidades de cada curso, permitindo uma gestão acadêmica mais eficiente e podendo ser adaptada às realidades específicas e necessidades de cada um”, explicou Caroline, que atua também como Chefe da Divisão Administrativa na DTED/UFMA.

A Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD, professora Ilisandra Zanandrea participou da Oficina e ressaltou que a capacitação permitiu uma oportunidade para trocar experiências entre instituições, o que é fundamental para a melhoria contínua da qualidade do ensino à distância.

“Cada instituição enfrenta desafios específicos, e esse conhecimento colaborativo ajuda a evitar a repetição de erros e acelerar a implementação de melhorias, além de proporcionar acesso a novas metodologias e tecnologias educacionais. Essas oportunidades permitem que professores e gestores melhorem suas práticas profissionais, incluindo não apenas técnicas de ensino, mas também estratégias de administração e suporte ao aluno”, apontou Zanandrea.

Esta Oficina de Capacitação marca as ações da CAPES para o fortalecimento dos programas UAB, pois foi o primeiro encontro que levou à formação de um grupo que fará um trabalho contínuo na busca da excelência do Ensino à Distância no Brasil. “O aprendizado contínuo é essencial para uma melhor adaptação às rápidas mudanças no campo da educação a distância. Adotar uma abordagem colaborativa aumenta a visibilidade da UFMA e permite enfrentar desafios de forma mais eficaz no ensino EaD, além de permitir um ambiente acadêmico mais dinâmico e eficiente”, completou Zanandrea.

Um dos principais resultados obtidos na Oficina, segundo a coordenadora do Curso de Letras/Libras EaD, professora Maria Nilza Quixaba, foi a oportunidade de abordar problemas e soluções de forma atualizada, conectada com a realidade de hoje.

“Tivemos a oportunidade de discutir os nossos desafios na implantação da curricularização da extensão nos cursos EAD da UFMA. Sabemos o quanto isto é importante, pois precisamos atender a legislação e garantir a integralização dos alunos nos cursos. Dessa maneira, conseguimos abordar o tema de forma bem prática e em grupo, podendo usufruir da expertise dos colegas. Por isso é importante esses momentos de formação, porque eles ampliam a nossa visão sobre as nossas problemáticas e podemos compartilhar experiências com outras instituições que já desenvolvem o trabalho, além de contribuir também com as nossas experiências em áreas específicas para a qualidade do ensino a distância”, finalizou a professora Nilza.

O evento contou ainda com a presença do coordenador do Curso de Pedagogia EaD, professor João Batista Bottentuit Junior, e da coordenadora do Curso de Artes Visuais EaD, professora Elisene Castro Matos, que completaram a equipe da DTED/UFMA na Oficina Formativa da Capes.