Notícias
DTED inicia projeto de organização do seu Patrimônio para otimizar recursos e estimular gestão eficiente
Após assumir a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), a professora Patrícia Machado tem se preocupado em assegurar a fluidez e eficiência do trabalho na unidade acadêmica. Entre as principais iniciativas, destaca-se a organização do patrimônio da DTED, cujo objetivo é garantir o uso eficiente dos bens materiais da instituição.
Para realizar o trabalho, a diretora Patrícia Machado convidou a professora Jesus Menezes, técnica em Assuntos Educacionais, que já havia executado um projeto similar no Palácio Cristo Rei e no departamento de Saúde Pública da UFMA, e contou ainda com orientações da chefe da Seção de Patrimônio (SP/PPGT), Lilian Macedo, setor responsável pelo gerenciamento geral do patrimônio da Universidade.
Segundo a diretora, a iniciativa visa conhecer, catalogar e estruturar o gerenciamento dos bens da DTED e, assim, otimizar o uso de seus materiais, como também inspirar outros setores da UFMA a realizarem um trabalho ainda mais meticuloso com o patrimônio universitário. “Essa atividade desempenha um papel fundamental na gestão eficiente dos nossos recursos e na garantia da transparência e responsabilidade das nossas ações dentro da comunidade acadêmica e na qualidade dos serviços ofertados à população”, frisa a diretora da DTED, Patrícia Machado.
Processo de Inventário e Recolhimento de Bens
O processo de inventário inclui o levantamento detalhado de todos os materiais alocados no prédio da Diretoria de Tecnologias na Educação, que conta com três pavimentos, auditórios, estúdios de gravação, laboratório de informática, salas para capacitação de projetos, espaço multiuso, ambiente de reunião e treinamento, copa, refeitório e áreas de lazer; além de abrigar diversos projetos, como a UNA-SUS/UFMA, Telessaúde Maranhão, BAITES, UFMA Virtual e suas respectivas equipes multidisciplinares.
“Nesse primeiro momento, estamos classificando e cadastrando os bens materiais da DTED no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos – o SIPAC. Este sistema facilita a identificação de bens através de tombamento, proporcionando informações essenciais sobre o uso, a quantidade e a situação do material”, explica Jesus Menezes.
Após registro e obter a condição dos bens, o projeto busca evitar desperdícios e incentivar a reutilização dos materiais. “Após nossa análise, itens considerados ociosos ou recuperáveis são redistribuídos para contribuir no desenvolvimento de projetos educacionais dentro da DTED. Em casos de equipamentos eletrônicos inservíveis, um laudo técnico é requerido para autorizar seu recolhimento e possível reaproveitamento, por meio de projetos ou parcerias que promovam a sua reciclagem”, afirma Menezes.
Acompanhamento e Responsabilidade
A execução do projeto oportuniza ainda a gerência compartilhada entre as subunidades da DTED. Atualmente, todos os bens da Diretoria de Tecnologias na Educação fica sob a responsabilidade da diretora Patrícia Machado.
“Os coordenadores das unidades agora terão a responsabilidade direta sobre a gestão dos materiais utilizados por suas equipes. Esse esforço conjunto visa não apenas a eficiência administrativa, mas também o desenvolvimento de uma cultura de preservação e otimização dos recursos da universidade”, ressalta Machado.
Com essa nova abordagem, a gestão pretende assegurar que todos os setores da DTED avance em suas ações e alinhem-se às melhores práticas de gestão universitária.