DTED concede outorga do grau a estudantes do curso de Ciências Biológicas-EAD em cerimônia de Colação de Grau Especial

publicado: 10/03/2023 15h37, última modificação: 13/03/2023 08h16
Andreya Nonato Irene, Jordânia Carneiro Soares e Luana Santos Ferreira receberam a outorga de grau da UFMA
CAPA_MATÉRIA.jpeg

Na quarta-feira, 2, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão realizou uma cerimônia de Colação de Grau Especial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – EAD, referente ao segundo semestre de 2022. Na solenidade, estiveram presentes as estudantes Andreya Nonato Irene, Jordânia Carneiro Soares e Luana Santos Ferreira para receber a outorga de grau da UFMA.

Participaram da solenidade a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura – EAD/São Luís, Ilisandra Zanandrea, na ocasião, representando o reitor Natalino Salgado Filho; o professor Carlos Erick Brito de Sousa e a professora Débora Batista Pinheiro de Sousa, paraninfo e patronesse, respectivamente.

“Sei que não foi fácil para vocês chegarem até aqui. No meio do curso enfrentamos uma pandemia que causou muitos transtornos, nos distanciou e impossibilitou a realização dos nossos encontros presenciais. Mas vocês superam as adversidades e fico feliz de conferi-las o grau em licenciadas em Ciências Biológicas. Não parem de estudar: busquem a especialização, mestrado e doutorado, porque o mercado de trabalho é exigente. Hoje, somos colegas de profissão e a coordenação do curso sempre estará de portas abertas para recebê-las e, assim, compartilharmos experiências ao longo da jornada”, proferiu a professora Ilisandra.

Para a oradora, Jordânia Soares, conseguir o diploma traz à tona uma mistura de emoções, sobretudo, superação. Para ela, a colação representou as etapas vencidas e os desafios de conseguir equilibrar trabalho, universidade e família na busca de um sonho.

“Foi uma trajetória muito difícil, mas que conseguimos superar e vencer. Enfrentamos uma pandemia que, em meio a perdas e desânimos, tivemos que ter forças para seguir na busca de um crescimento pessoal e profissional. Estamos em júbilo por termos nos formado em uma federal e ultrapassado todas as barreiras para chegar até aqui. Encerramos este ciclo, mas continuaremos na busca pelo conhecimento, pois o mercado de trabalho demanda profissionais cada vez mais qualificados. Esperamos, em breve, poder colocar em prática todo o conhecimento que adquirimos nessa caminhada”, concluiu Jordânia.

Os cursos na modalidade a distância da UFMA são vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem como objetivo a expansão de graduações gratuitas a distância e programas educacionais pelo país, alcançando locais isolados.

Com cinco novos polos de ensino, o curso de Ciências Biológicas-EAD da UFMA tem conquistado bastante prestígio na graduação. “A procura pelo curso tem sido enorme: recebemos mais de mil inscrições no seletivo para o curso de Biologia. Isto mostra que estamos no caminho certo, ofertando um trabalho de excelência no Curso de Ciências Biológicas -EAD da UFMA", revelou a coordenadora Ilisandra Zanandrea.