Doenças Raras e voluntariado: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com a DTED/UFMA, lança curso on-line sobre projetos sociais voltados à população de raros no Brasil

publicado: 29/03/2022 18h00, última modificação: 30/03/2022 09h07
LANÇAMENTO - VOLUNTARIADO NO CAMPO DAS DOENÇAS RARAS-03.png

Familiares de pessoas com doenças raras, pacientes e demais interessados no cuidado à população de raros, bem como na temática abordada na capacitação, já podem se inscrever no curso “Voluntariado no campo das Doenças Raras”. As inscrições podem ser realizadas através do link. O início é imediato.

O curso é fruto da articulação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) com a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão - DTED/UFMA.

O objetivo  da capacitação é apresentar as bases do voluntariado e como são desenvolvidos projetos sociais, especificamente no campo das doenças raras, desde a proposta de intervenção até o projeto final. Os conhecimentos adquiridos neste curso poderão facilitar o engajamento da sociedade em uma rede de solidariedade que atende pacientes e familiares, além de promover informação e diminuir o preconceito relacionado às doenças raras.

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: PDF, infográfico interativo, vídeos, e-books entre outros.

VOLUNTARIADO NO CAMPO DAS DOENÇAS RARAS

Com carga horária de 30 horas, o curso é uma oportunidade para conhecer as bases do voluntariado e o desenvolvimento de projetos sociais, especificamente no campo das doenças raras, desde a proposta de intervenção até o projeto final. Os conhecimentos adquiridos neste curso poderão facilitar o engajamento da sociedade em uma rede de solidariedade que atende pacientes e familiares, além de promover informação e diminuir o preconceito relacionado às doenças raras.

Temáticas abordadas:

• Bases e marcos históricos do serviço voluntário.

• Significado e características do serviço voluntário.

• Projeto de voluntariado: planejamento e o projeto social

• Significado de participação e gerenciamento de um projeto de voluntariado.

• Projetos sociais de voluntariado em doenças raras: da elaboração e gestão ao encerramento. Estratégias de marketing social e engajamento para alavancar seu projeto.

SOBRE O PROGRAMA

O programa de formação Capacitação e Informação em Doenças Raras, composto de seis cursos, tem como objetivo apresentar as principais informações sobre doenças raras no que tange aos seus aspectos históricos, sociais e biológicos; o itinerário das pessoas inseridas nesse contexto; as políticas públicas voltadas à comunidade de raros; as necessidades e enfrentamentos das famílias raras e mães atípicas e a importância do voluntariado e empoderamento das pessoas com doenças raras.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.