Docente da UFMA leva treinamento à Federal da Paraíba

publicado: 25/10/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

0b4c1643359bb310106bfe7db86736a3.jpegA UFMA, por meio do Núcleo de Educação a Distância, estende a prática de capacitação de educadores, levando treinamentos a outras instituições do Brasil. Exemplo disso é o convite feito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ao prof. vinculado ao departamento de Educação II e ao Núcleo, Dr. João Batista Bottentuit Jr.

Em dezembro, o professor irá ministrar o minicurso WebQuest uma Estratégia Inteligente para Integrar os Conteúdos e Recursos da Web em Sala de Aula.

O que é WebQuest?

Esta estratégia educativa concretiza-se em atividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web, conceito por vezes traduzido como aventura ou desafio na web.

A WebQuest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet.

Minicurso

O minicurso tem como objetivo apresentar a metodologia WebQuest, sua estrutura, componentes, autores e surgimento. Atualmente a grande maioria dos alunos e professores faz uso da Internet para suas atividades e rotinas diárias, no entanto nem sempre as páginas e recursos da web são utilizados de maneira eficiente, muitos alunos cometem a prática do plágio e este é um problema de difícil solução.

A WebQuest é uma estratégia que se bem empregada poderá contornar este
problema que aflige professores de todos os níveis de ensino, pois, através da resolução desta metodologia, o aluno irá construir o seu conhecimento e não apenas reproduzir aquela informação que pesquisa na web.

Este treinamo é parte integrante da formação de professores online, visto que a utilização inteligente da web é uma preocupação de todos os educadores e especialmente dos que trabalham com EAD.
O público-alvo são os professores e tutores da UFPB e o pessoal de suporte técnico Moodle dos cursos.

Última alteração em: 24/10/2011 09:28