Diretoria de Tecnologias na Educação concede Outorga de Grau a estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado EAD da UFMA

publicado: 16/05/2023 16h33, última modificação: 17/05/2023 09h51
Participaram da cerimônia mais de 80 formandos dos cursos de Física, Química, Pedagogia, Matemática, Computação e Informática, Administração e Administração Pública.
colação

Na noite de ontem, 15, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) realizou a solenidade de Colação de Grau Especial dos Cursos de Graduação de Educação a Distância (EAD) da UFMA, referente ao segundo semestre de 2022. O evento foi transmitido ao vivo no Canal Institucional da UFMA.

A cerimônia contou com a presença de mais de 80 formandos das licenciaturas em Física (9), Química (9), Pedagogia (7), Matemática (5) e Computação e Informática (2), e dos bacharelados em Administração (51) e Administração Pública (6).

Estiveram presentes na mesa da solenidade a diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira que, na ocasião, representava o reitor Natalino Salgado Filho, a professora Amanda Aboud, coordenadora do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UFMA, e a professora Patrícia Machado, chefe da Divisão Pedagógica da DTED/UFMA.

O paraninfo da noite, professor Edson Firmino Carvalho, iniciou seu discurso reconhecendo o esforço, a dedicação e o trabalho árduo dos estudantes para alcançar o tão sonhado diploma. “A crise sanitária que assolou o mundo nos últimos anos ressignificou o papel da DTED, cujo trabalho na educação a distância tem se destacado dentro da UFMA e, principalmente, no estado do Maranhão. E essa ressignificação eu estendo a vocês, formandos, que durante os últimos anos trabalharam arduamente para alcançar suas metas pessoais e acadêmicas com compromisso e, principalmente, disciplina. Hoje vocês estão aqui para celebrar esse sucesso após uma jornada de muito aprendizado e dedicação”, proferiu Carvalho.

Com sentimento de gratidão e honrada por representar todos os estudantes, a oradora oficial da cerimônia, Aline Cantanhede, relembrou os desafios no decorrer da jornada e as vitórias alcançadas. “De nada valeria viver se não tivéssemos em nossa frente obstáculos a serem superados, metas a serem alcançadas e sonhos a serem realizados; e vivemos tudo isso nos polos da UFMA espalhados pelo Maranhão. A cada disciplina concluída crescia o desejo de chegar ao fim dessa jornada. Foi na sala de aula, por meio de discussões enriquecedoras, que as nossas mentes foram abertas para novas concepções e novas formas de interagir com o mundo, nos oportunizando absorver o conhecimento necessário para nos tornarmos bons profissionais. Façamos valer o nosso grau, mas, principalmente, nossa consciência”, discursou.

A diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, encerrou a cerimônia aconselhando-os a buscar sempre o conhecimento. “Nuca deixe de estudar; mantenha-vos sempre atualizados e dispostos a aprender novas metodologias de ensino e trabalho. Seguimos firmes na missão de oportunizar educação de qualidade ao estado do Maranhão, por isso, não parem na graduação: almejem ainda mais conhecimento com os cursos de especialização e pós-graduação da UFMA. Que vocês possam colocar em prática o conhecimento adquirido na área que escolheram seguir e, sobretudo, com compromisso social com o nosso país”, afirmou a diretora da DTED/UFMA.

Assista na íntegra a cerimônia de Colação de Grau EAD da UFMA