Diretoria de Tecnologias na Educação concede Outorga de Grau a 290 estudantes dos cursos na modalidade a distância da UFMA

publicado: 04/10/2023 17h21, última modificação: 05/10/2023 11h20
COLAÇÃO 3 DE SET.PNG

Na noite dessa terça-feira, 3, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) concedeu a outorga de grau a 290 estudantes dos cursos de graduação na modalidade a distância, referente ao primeiro semestre de 2023. A solenidade ocorreu de forma virtual, com transmissão ao vivo no YouTube, e contou com formandos dos cursos de Artes Visuais, Física, Química, Pedagogia, Biologia, Matemática, Letras/Português, Computação e Informática, Administração e Administração Pública.

O paraninfo oficial da cerimônia, o professor Antônio Rodolfo Brito Amorim, do curso de licenciatura em Artes Visuais, lembrou que este momento é o começo de uma nova fase repleta de possibilidades e desafios. “Lembrem-se de que a educação é uma jornada contínua e o conhecimento é uma ferramenta poderosa que nos permitirá enfrentar os desafios futuros com confiança. À medida que vocês seguem em frente, lembrem-se de manter a paixão pelo aprendizado e a busca pela excelência. Sejam curiosos, corajosos e estejam interessados em sair da sua zona de conforto, pois é lá que o crescimento e o progresso ocorrerão”, aconselhou o docente.

Para o formando Clóvis da Conceição Melo Martins Júnior, a vida é uma jornada contínua de aprendizado e cada obstáculo é uma oportunidade de crescimento. Prova disso é que nem mesmo a sua deficiência auditiva o impediu do sonho de se formar em Computação e Informática, nem o impossibilitou de assumir o compromisso de Orador Oficial, papel de grande prestígio e honra na cerimônia de formatura.

“A superação das dificuldades ao longo do curso nos tornou mais resilientes e preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva. Cada um enfrentou dificuldades únicas; ora pessoais, ora acadêmicas, mas todos compartilhamos o compromisso inabalável da formatura com a cooperação, respeito, reciprocidade, disciplina e humildade que nos permitiram superar as adversidades e aprender lições inestimáveis, nos oportunizando alcançar o sucesso que celebramos hoje. Notem que, no mundo real, a cooperação e o trabalho em equipe serão igualmente valiosos”, discursou o orador Clóvis.

O ensino EAD tem sido uma ferramenta democrática, expressou a diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, ao contemplar os mais de 200 profissionais habitados com excelência, oriundos de mais de 10 polos de ensino distribuídos no território maranhense.

“A educação EAD é uma forma de acesso à educação superior que democratiza o ensino e abre novas oportunidades para que pessoas que, por diversos motivos, não poderiam ter frequentado um curso presencial. Os professores do futuro, ou melhor, deste presente, precisam ser capazes de se adaptar às novas tecnologias e metodologias de ensino, que já são uma realidade em nosso meio e, se vocês se formaram por meio da educação a distância, já podem se considerar bem familiarizados com os desafios das tecnologias educacionais, que são essenciais aos professores do nosso futuro”, proferiu Ana Emilia.

Nunca esqueçam que vocês têm a oportunidade de fazer a diferença na vida de seus alunos e de seus colaboradores, continuou a diretora. “Se você querem fazer a diferença, se atualizem continuamente, estudem sempre e ajudem as pessoas a estudar, a pensar, a interpretar e a desenvolver o pensamento crítico. Este é o melhor presente que se pode compartilhar com todos os que sonham concretamente a progredir na vida e melhorar as condições da família, do seu município, do seu estado, do seu país e do mundo”, finalizou.

Assista na íntegra a Cerimônia de Colação de Grau da DTED/UFMA.