Dinter em Informática na Educação realiza 2ª etapa do seletivo no Maranhão

publicado: 30/10/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Entrevista IndividualEncerra hoje (30) a fase de entrevistas do processo seletivo do Doutorado Interinstitucional - Dinter em Informática na Educação, que será realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS com professores da UFMA e UEMA. Os resultados parciais serão divulgados a partir de amanhã.

Dos 24 candidatos inscritos no programa, 09 participam desta 2ª etapa de seleção, que inclui a entrevista individual feita pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, os professores doutores Maria Cristina Villa Nova Biasuz (coordenadora do PPGIE/UFRGS), José Valdeni de Lima (vice-coordenador do PPGIE/UFRGS), e Margarete Axt (vice-diretora do CINTED/UFRGS).

O momento é reservado à exposição oral do pré-projeto de tese, relacionado a uma das linhas de pesquisa: 1- Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição; 2- Paradigmas para Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico; e 3- Ambientes Informatizados e Ensino a Distância. A entrevista é concluída com a argüição por parte da banca.

O prof. Dr. José Valdeni, vice-coordenador do PPGIE/UFRGS, fala da expectativa para início do Dinter em Informática na Educação, que pela primeira vez vem ao Maranhão. O programa possui nota 06 pela Capes, atualmente a maior nota do Brasil para doutorados interdisciplinares nesta área. “Estamos otimistas com essa parceria que está iniciando, é a primeira vez que viemos à UFMA e estamos gostando da infra-estrutura e do contato com as pessoas. Estamos iniciando algo que vai ter 4 anos de gestação, espero que todos consigam publicar bem e desenvolver excelentes trabalhos inéditos que possam ser usados para melhorar a educação, a indústria e os serviços do Maranhão”, destaca o prof. José Valdeni.

Nesta segunda etapa está sendo realizada ainda a análise do curriculum lattes, tendo como critérios as publicações científicas do candidato e também a coerência da trajetória acadêmica com a proposta do programa.

A vinda do Dinter em Informática na Educação ao Maranhão foi articulada pelo Núcleo de Educação a Distância – NEaD da UFMA. “O Dinter é parte das estratégias para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Será muito bom para as Universidades envolvidas, pois possibilita o aumento do quadro de professores aptos a trabalhar com o universo das tecnologias aplicadas à educação, o que trará inúmeros benefícios para a educação de forma geral, seja ela na modalidade presencial ou a distância”, analisa o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD/UFMA.

Os resultados parciais serão divulgados amanhã nos portais: www.pgie.ufrgs.br, www.nead.ufma.br e www.ufma.br. Os próximos procedimentos do processo seletivo seguem o cronograma já divulgado no edital disponível no link http://www.pgie.ufrgs.br/novoSite/prot/navegacao.php?secao=DOUTORADO

Professores da UFRGS e da UFMA

Última alteração em: 30/10/2012 17:27