Dia Nacional da EaD na UFMA

publicado: 30/11/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
A comunidade acadêmica pôde conhecer com mais detalhes, no último dia 27, sobre a atuação da UFMA no cenário da Educação a Distância. Na data em que o Brasil comemorou o Dia Nacional da EaD, a Universidade promoveu a mesa redonda A Reestruturação da EaD na UFMA, reunindo professores, estudantes e profissionais ligados à modalidade.

O enfoque do debate foi o recém concluído projeto de Reestruturação do Núcleo de Educação a Distância - NEaD da UFMA, o qual resultou na reforma e ampliação da sede no campus do Bacanga. Durante a atividade, o público pôde perceber como que esta nova estrutura física, tecnológica e pedagógica, vem contribuindo para que mais maranhenses sejam contemplados com cursos na modalidade a distância; tanto de extensão, quanto de graduação e pós-graduação."A educação a distância não veio para disputar com a presencial. Ela é educação, mas de uma forma diferente, utilizando mais tecnologia. Devido ao uso dessa tecnologia, o conhecimento se torna mais democratizado", explica o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

Os esforços para expansão da EaD demonstram o intuito de fazer com que a Universidade alcance cidadãos que moram distante da capital e dos grandes centros urbanos do Estado."A UFMA tem hoje uma política de incentivo a essa modalidade de ensino, para que a instituição não se torne apenas a Universidade da ilha de São Luís, mas para que seja a Universidade do Maranhão, para todos os maranhenses", enfatiza o Vice-reitor da UFMA, prof. Dr. Antônio José Oliveira.

A capacidade de diversificar as ações da UFMA por meio dos recursos oferecidos pela EaD foi um dos fatores destacados durante o debate. "Com a educação a distância, há a possibilidade de ampliar a escolaridade do povo maranhense, de propiciar a qualificação de professores e de profissionais de várias áreas, por meio de cursos de pós-graduação; além de atingir também a comunidade através dos projetos de extensão que utilizam recursos das novas tecnologias", pontuou a Prof.ª Dr.ª Iran de Maria Leitão, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Ensino de Graduação - DEDEG da Pró-Reitoria de Ensino da UFMA.

Estiveram presentes no evento: o Prof. Dr. Antônio Luis Pereira, Pró-Reitor de Extensão; a Prof.ª Dr.ª Tereza Franco, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação; o prefeito de Grajaú, Mercial Lima de Arruda; além de professores, estudantes e funcionários da Universidade. Já a mesa redonda foi composta pelo Prof. Dr. Othon Bastos Filho, Diretor do NEaD; Prof.ª Drª. Ana Emília de Oliveira, Coordenadora do curso de especialização a distância em Gestão em Saúde; Prof.ª Msc. Flavia Torres Presti, Orientadora Acadêmica do curso de graduação a distância em Ciências Biológicas; Prof.º Msc. Artur Santos, Coordenador do curso de graduação em Matemática; Prof.º Dr. José Bolivar, coordenador do curso de graduação em Pedagogia; Prof.ª Msc. Silvana Vetter, Coordenadora do Ciclo Básico do curso Mídias na Educação; Prof.º Esp. Hildeci Cavalcante, Coordenador de Tutores do curso de Administração; além do Prof. Esp. Nélio Guilhon, Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI. Por meio do sistema de videoconferência, a mesa redonda contou ainda com a participação da prof.ª Msc. Liana Cardoso, da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Planos para EaD

Para 2010, também serão ofertados cursos aos servidores dos campi da Universidade e a ampliação do prédio do Núcleo."Há a previsão de expansão do Núcleo. Já foi mandado o projeto para o MEC para construção de um prédio de dois andares com laboratórios, auditórios, sala de coordenações e estúdio apropriado. A UFMA vai atender com excelência e expandir os serviços", antecipa Othon Bastos Filho.

Acompanhando tais melhorias, até 2012, a UFMA ofertará educação a distância a, aproximadamente, 30 mil alunos, segundo informações do reitor Natalino Salgado."Hoje, temos um núcleo muito forte, com o apoio dos departamentos e professores. Contamos com um grupo seleto de profissionais muito capacitados, comprometidos com o ensino, educação e cidadania do jovem", comemora Natalino.

Lugar: NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo