Notícias

Dia do Médico Clínico: UNA-SUS/UFMA celebra a data e alerta sobre importância da capacitação contínua aos profissionais

publicado: 16/03/2023 20h32, última modificação: 21/03/2023 09h20
O clínico médico é a especialidade com maior número de profissionais titulados no país.
BANNER_UNA (27).png

Hoje, dia 16 de março, é celebrado o Dia do Médico Clínico. A data foi instituída pela Sociedade Brasileira de Medicina Clínica, em 2015, no congresso realizado em Florianópolis. O intuito foi homenagear a especialidade com o maior número de médicos titulados no país, segundo a Federação Brasileira de Medicina.

O clínico médico passa por todos os processos de formação das demais especialidades clínicas para estar apto a atender, prevenir, diagnosticar e tratar cerca de 80% das doenças. O foco da especialidade está no tratamento não cirúrgico de adultos, desde o final da adolescência até o fim da vida. As bases da clínica médica são a análise da história clínica do paciente e o exame físico minucioso.

É recomendado que adultos, pelo menos uma vez ao ano, façam uma consulta com o médico clínico para verificar as condições de saúde. Pacientes com doenças crônicas (hipertensão e diabetes), é recomendado realizar a cada seis meses. Este profissional atua como integrador da prática médica com papel fundamental no sistema de saúde no Brasil, em especial, o SUS. Dentre suas principais atribuições, se destacam a solicitação de exames, prescrição de medicamentos e, quando necessário, encaminham o paciente para tratamento com outras especialidades.

Nesse contexto, por cuidar de diversas patologias de diferentes causas na saúde, há a necessidade de o profissional estar sempre reciclando seus conhecimentos nas mais diversas áreas, para que a prevenção e o diagnóstico sejam eficientes, principalmente, na Atenção Primária à Saúde, considerada porta de entrada do paciente no SUS. 

Com o objetivo de ampliar conhecimentos, construir conexões e proporcionar educação de qualidade e excelência aos profissionais de saúde do país, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza cursos de especialização, aperfeiçoamento, capacitação e extensão gratuitos, na modalidade autoinstrucional, por meio de tecnologias inovadoras e acessíveis, utilizando a Plataforma Moodle, intitulada saiteava.org.

Sobre o SAITE AVA

O saiteava.org é uma plataforma de fácil acesso, que traz uma gama de capacitações gratuitas e autoinstrucionais para os mais diversos profissionais da saúde e estudantes. Entre as diversas abordagens, o profissional poderá se capacitar em cursos voltados ao atendimento na urgência e emergência, atendimento à pessoa com deficiência, reabilitação, doenças raras e cursos na área de gestão.

São mais de 25 cursos disponíveis, com carga horária que variam de 30h a 40h, desenvolvidos por professores especialistas no assunto.

A UNA-SUS homenageia os profissionais clínicos médicos e recomenda seus cursos gratuitos para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas no ambiente de trabalho. Veja aqui a lista dos cursos abertos na plataforma e compartilhe com outros profissionais da área. 

 

 

TEXTO: Rodrigo Nabate.

 

EDIÇÃO: Maiara Pacheco

registrado em: