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Cursos de Graduação EAD alcançam conceito 4 na Avaliação MEC 2025
A Superintendência de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Maranhão (STED/UFMA) recebeu, em 2025, mais um importante reconhecimento de sua qualidade acadêmica. Três cursos de graduação ofertados na modalidade Educação a Distância obtiveram conceito 4 na avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
Os cursos avaliados foram:
Licenciatura em Educação Física (EaD)
Tecnólogo em Gestão da Qualidade (EaD)
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa/Libras (EaD)
A nota 4, em uma escala que vai até 5, indica excelente qualidade, destacando o compromisso institucional com uma formação acessível, inclusiva e academicamente robusta.
A comissão avaliadora destacou a coerência entre o Projeto Pedagógico dos Cursos e as Diretrizes Curriculares Nacionais, além da clareza dos objetivos e da integração com o perfil profissional do egresso. No curso de Gestão da Qualidade, a estrutura curricular foi elogiada por articular conhecimentos tecnológicos, processos produtivos e formação voltada ao desenvolvimento regional. Já na Educação Física, o relatório destacou o alinhamento com as demandas da Educação Básica no Maranhão, suprindo déficits históricos de formação docente no estado. Por sua vez, no curso de Letras Língua Portuguesa e Libras, as práticas inovadoras, como seminários, oficinas, visitas técnicas e atividades de extensão, foram citadas como diferenciais que fortalecem a formação bilíngue e interdisciplinar.
O desempenho alcançado reflete o trabalho integrado de docentes, tutores, coordenações de curso, polos parceiros da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e equipe técnica da STED.
A alta avaliação obtida pelos cursos demonstra a eficiência do modelo de ensino mediado por tecnologias adotado pela UFMA, que combina inovação, acessibilidade e compromisso social. Esse modelo tem ampliado o acesso ao ensino superior em diferentes regiões do estado, atendendo estudantes que, muitas vezes, não teriam oportunidades de formação presencial.
“O conceito 4 é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica da UFMA. Esse resultado reafirma a qualidade do trabalho desenvolvido na educação a distância e o compromisso da STED em oferecer formação superior acessível, inovadora e socialmente relevante. Parabenizo todos os profissionais envolvidos nesse processo, que diariamente fortalecem o ensino público e de qualidade em nosso estado”,declarou a superintendente da STED/UFMA, Patrícia Machado.