Curso de Turismo busca apoio para criação de graduação na modalidade a distância

publicado: 04/03/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Para que o Turismo seja potencializado em todos os pólos turísticos do Estado, é necessário que existam profissionais qualificados nos municípios maranhenses. Cientes desta necessidade, o colegiado do curso de Turismo da UFMA e a direção do Núcleo de Educação a Distância - NEaD se reuniram a fim de viabilizar a oferta da graduação em Turismo na modalidade a distância para o interior do Maranhão.

Na oportunidade, foi destacada a importância de levar a graduação para as cidades do interior do Estado através da Educação a Distância - EaD."É uma graduação de um setor estratégico da economia, que é o Turismo. No entanto, no interior, ainda não temos nenhum curso que forme esses profissionais", relata a prof.ª Dr.ª Conceição Belfort, do Departamento de Turismo.

Segundo o diretor do NEaD, prof. Dr. Othon Bastos Filho, o próximo passo será aproveitar o acesso do Núcleo junto à Secretaria de Educação a Distância - SEED do MEC, para levar uma solicitação formal demonstrando o interesse da Universidade em ofertar o curso, e ainda, a importância deste para o suprimento das demandas do setor turístico do Estado.

Com a EaD, a UFMA amplia a oferta de cursos de graduação, atendendo hoje mais de 100 municípios através de seus campi e dos pólos da Universidade Aberta do Brasil - UAB. Só neste ano, estão em funcionamento os cursos de graduação a distância em Física, Filosofia, Química, Teatro, Matemática, Pedagogia, Administração, Informática, Biologia e Artes.

"A UFMA está valendo-se das novas tecnologias para levar conhecimento aos mais distintos espaços do Maranhão. O ensino a distância vem ajudar na formação de milhares de pessoas que não têm a oportunidade de estar presencialmente numa Universidade", avalia a prof.ª Dr.ª Rosélis Câmara, coordenadora do curso de Turismo.

Lugar: NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo