Notícias

Curso de Física EAD lança e-books com foco no fortalecimento do ensino de Física e acesso a recursos educacionais inovadores

publicado: 03/04/2025 16h35, última modificação: 08/04/2025 10h30
banner 768x432_e-books.jpg

A Superintendência de Tecnologias na Educação UFMA, por meio do Curso de Física EAD, lança uma série de e-books inovadores voltados para a prática pedagógica no ensino de Física e o acesso a recursos educacionais inovadores desenvolvidos no Mestrado Profissional em Ensino de Física (PROFIS) e nos projetos do curso de Física EaD da UFMA. 

Para o coordenador do curso, Edson Firmino de Carvalho, os materiais têm como objetivo transformar a forma como o conteúdo científico é ensinado e aprendido, oferecendo novas ferramentas para professores e alunos. 

“No PROFIS, os estudantes elaboram materiais didáticos como sequências didáticas, simuladores e experimentos práticos, mas sua disseminação ainda era limitada. Para enfrentar esse desafio, o projeto “AMPLIANDO FRONTEIRAS: estratégia de desenvolvimento e disseminação de produtos” foi criado com o objetivo de expandir o uso desses materiais por professores e estudantes, fortalecendo o ensino de Física por meio de metodologias inovadoras. Além disso, a STED, responsável pela educação a distância na UFMA, desempenhou um papel essencial na publicação e difusão dos e-books, garantindo acessibilidade, qualidade pedagógica e padronização dos conteúdos”, relatou o docente.

Os e-books foram produzidos por pesquisadores do projeto "AMPLIANDO FRONTEIRAS", professores e estudantes do PROFIS, com o intuito de transformar recursos educacionais testados em sala de aula em materiais acessíveis a um público mais amplo.

A produção seguiu diversas etapas: pesquisa teórica e metodológica, explorando abordagens inovadoras para o ensino de Física e o uso de tecnologias educacionais; criação e experimentação em contextos reais, com aplicação dos materiais em sala de aula e refinamentos baseados no feedback de professores e alunos; edição e formatação, realizada com apoio da STED e publicação pela Editora da UFMA (EDUFMA), garantindo acessibilidade e qualidade gráfica; e distribuição e disseminação, por meio de plataformas digitais como EduCAPES, eventos científicos e parcerias com polos UAB e escolas da Educação Básica, ampliando o alcance dos e-books.

“Os e-books adotam metodologias ativas que incentivam a participação dos alunos no processo de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e interativo. Essas abordagens estão alinhadas às diretrizes do PROFIS e ao modelo pedagógico da Licenciatura em Física EaD da UFMA. Cada e-book explora estratégias específicas, incluindo: Gamificação, Experimentação prática,  Uso de tecnologia e robótica; e Ensino contextualizado”, explicou Edson.

Os e-books foram criados para atender a diversos públicos, desde professores do Ensino Médio, que podem utilizar os materiais para inovar em suas aulas, até estudantes de Licenciatura em Física e pesquisadores na área de Ensino de Física. A proposta também é que os alunos do Ensino Médio possam usar os e-books de forma autônoma, explorando conceitos de Física por meio de atividades interativas e experimentação prática.

“Buscamos integrar tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras que incentivam a participação dos alunos e tornam o aprendizado mais interativo e eficaz, além de aprimorar a formação docente, o fortalecimento da pesquisa e inovação no ensino de Física e a expansão da educação a distância, disponibilizando recursos acessíveis para um público diversificado”, frisou o professor Edson.

E-books

 

 

registrado em: