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Curso de Computação e Informática EaD foi uma das maiores turmas a receber a outorga de grau na cerimônia oficial dos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias da UFMA

publicado: 24/03/2022 08h00, última modificação: 25/03/2022 09h11
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Na segunda-feira, 21, a Universidade Federal do Maranhão realizou a cerimônia de colação de grau dos cursos do Centro de Ciências Humanas (CCH) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET) referentes ao segundo semestre de 2021. Pela primeira vez, estudantes do curso de Computação e Informática na modalidade a distância, coordenados pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), participaram da programação regular de Colação de Grau dos Centros de Ensino da UFMA. 

Os cursos na modalidade a distância da Universidade são vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem como objetivo a expansão de graduações gratuitas a distância e programas educacionais pelo país, alcançando locais isolados. “Geralmente, nossos estudantes EaD colam grau em cerimônia especial da Diretoria de Tecnologias na Educação. É uma satisfação poder vê-los recebendo a outorga do grau com todos os estudantes da Universidade, porque isso demonstra que estamos no caminho certo. Dedicamo-nos na aprimoração e desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas para auxiliar o nosso aluno, como por exemplo, o aperfeiçoamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem, qualificando a educação a distância na Universidade, o trabalho árduo da equipe administrativa e a coordenação dos cursos na produção das atividades acadêmicas e nas ações educacionais nos polos de ensino", frisou a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira. 

Segundo o coordenador do curso, o professor Carlos de Salles Soares Neto, o foco da Licenciatura em Computação e Informática é a formação de profissionais aptos a discutir e lecionar temas da área de computação, que vão desde aspectos tecnológicos, pedagógicos e técnicos. “É com muita alegria que a Licenciatura em Computação e Informática completa seu primeiro ciclo, com a primeira turma de 15 formandos do curso. Foram anos desafiadores, atravessados por uma pandemia e por uma vivência ímpar e valiosa. Todos os profissionais envolvidos aprenderam bastante e mostraram muito afinco em construir uma jornada de formação com o padrão de qualidade da UFMA”, declarou. 

O curso está presente em 16 cidades diferentes espalhadas em todas as regiões do Estado do Maranhão. “Para o Maranhão, este é um momento importante, pois marca a entrada de profissionais no mercado de trabalho aptos a formar novas gerações de estudantes prontos para usarem o poder disruptivo da tecnologia a serviço da sociedade. Nesta primeira turma, temos alunos de sete polos de ensino a distância da UFMA nas cidades de Anapurus, Bom Jesus das Selvas, Caxias, Fortaleza dos Nogueiras, Imperatriz, Nina Rodrigues e Santa Inês”, declarou o coordenador.

Da cidade de Açailândia, o formando Dorival Sousa, tinha que percorrer cerca de 140 km para chegar ao polo de Bom Jesus das Selvas, no qual cursou todo o seu curso. “Na primeira reunião de abertura do curso, cogitei desistir por causa da distância, mas encontrei no curso amigos da minha cidade, e, assim seguimos: um apoiando o outro. Quando veio a pandemia, outro obstáculo apareceu, pois moro em uma área de assentamento e o acesso à internet não é bom. Diversas vezes tive que ir para a cidade fazer as avaliações, postar os trabalhos ou realizar pesquisas para a progressão do estágio e produção da monografia. Mas isso não me parou, me encorajou ainda mais”, relatou Dorival, que foi o juramentista da turma.

Na sua terceira graduação, Leonardo Ferreira, ressalta a importância desse diploma, pois atua na área como professor há mais de 25 anos, porém sem a formação em Licenciatura. “Nessa trajetória houve muitas dificuldades, como conciliar o curso com uma jornada de trabalho em três turnos, ser pai, esposo, professor e estudante. Foi uma tarefa árdua, mas com perseverança e fé consegui. Os desafios de estudar em meio a uma pandemia quase me fizeram desistir, mas com ajuda e incentivo dos outros colegas do polo de Caxias decidi continuar. Tenho como perspectiva futura, contribuir como professor de educação profissional e do ensino Superior”, contou Ferreira.

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