Curso de Capacitação Fomento para Tics na Educação: aula inaugural reúne professores da UFMA

publicado: 24/05/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

7f4aaad8d37bee8b0d2b165c9dc993e2.jpgTeve início, neste sábado (21), o Curso de Capacitação Fomento para Tics na Educação. As aulas inaugurais, com as duas turmas da capacitação, aconteceram nos Auditórios 1 e 2 do Centro de de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFMA (CCET). Foi feita uma introdução sobre alguns conteúdos a serem tratados, como EaD e educação flexível.

O curso é realizado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e é destinado a professores dos diversos departamentos da UFMA. O diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, comenta a importância da capacitação para a Universidade, por dar o pontapé inicial para o uso das TICs nas aulas presenciais e melhorar o processo de difusão dos conteúdos.

“Você diversifica a maneira dessa informação estar presente com o aluno ou com o professor, criando outras possibilidades de acesso e produção desses conteúdos. Esse é o futuro: a educação flexível. E a UFMA começa a utilizar agora”, explica o diretor.

Segundo Othon Bastos, o curso é a base metodológica para dar uma nova visão sobre as novas ferramentas mais apropriadas a serem utilizadas em sala de aula.

Um dos participantes da capacitação, o professor do Departamento de Turismo e Hotelaria, Davi Andrade, afirma que expectativa é grande, já que as aulas ficarão mais dinâmicas, além da nova perspectiva que os professores vão ter sobre a modalidade EaD.

“Percebi que, quando a Universidade ofereceu esse curso, era uma oportunidade muito interessante para aprimorarmos nossos conhecimentos. Pelo que já foi falado até agora, nós já começamos a desenhar, na cabeça, novos formatos de aula, essa interatividade maior com as TICs e a própria internet. A expectativa é muito boa e acredito que os sábados pela manhã vão ser muito animados”, comemora o professor.

O Curso

A capacitação vai abordar temáticas como o cenário atual da EaD na UFMA; introdução às TICs na educação; uso do Blog como ferramenta Educativa; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); introdução ao Wiki como ferramenta educativa, entre outras.

A carga horária total será de 60 horas, correspondente a 06 módulos de 10 horas cada − sendo 04 horas presenciais, 02 horas de estudos independentes e 04 horas de estudos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Última alteração em: 23/05/2011 11:38