Notícias

Curso de Artes Visuais EAD lança canal no YouTube e leva produções artísticas dos estudantes a novos horizontes

publicado: 14/08/2024 09h49, última modificação: 16/08/2024 16h30
banner 768x432 (4).png

Na trajetória acadêmica, o compartilhamento de experiências é a força motriz do conhecimento. Debater, pesquisar, produzir e compartilhar amplia o saber para além dos muros da universidade. Em um esforço para promover e expandir o alcance das produções artísticas e pedagógicas dos estudantes, o Curso de Licenciatura em Artes Visuais EaD, da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), lança seu canal no YouTube.

O canal, que surge como uma resposta à demanda crescente por plataformas digitais para divulgação acadêmica, se propõe a exibir uma variedade de conteúdos gerados pelos alunos das disciplinas práticas do curso. Entre os principais projetos audiovisuais, estão as atividades produzidas nas áreas de Cinema e Vídeo, Arte e Novas Tecnologias, entre outras.

“Neste semestre, tivemos mais de 20 vídeos produzidos pelos alunos na disciplina de Cinema, que foi ministrada pelo professor e cineasta maranhense Dênis Bogea. Ao final, percebemos que os trabalhos precisavam ser vistos pela comunidade acadêmica e pelo público em geral para dar visibilidade a essas produções”, ressaltou a coordenadora do Curso, Elisene Matos.

A criação do canal no YouTube é um passo significativo para assegurar que essas produções não fiquem restritas apenas ao ambiente acadêmico. “O canal servirá como uma vitrine para as obras dos estudantes, proporcionando uma plataforma onde suas criações possam ser apreciadas e comentadas por um público diversificado. Além disso, o canal também será um espaço para a divulgação de palestras e oficinas realizadas durante os eventos acadêmicos do curso, ampliando ainda mais o alcance e o impacto dos eventos promovidos”, frisou Matos.

Dessa maneira, a iniciativa vai além da simples exibição de vídeos. "Queremos que nossos discentes compreendam a relevância de seus trabalhos e o impacto que eles podem ter fora das paredes da sala de aula. O canal é uma ferramenta que permitirá a eles ver o valor real do que estão produzindo", explica a coordenadora.

O canal Curso de Licenciatura em Artes Visuais EaD já está disponível e já conta com as produções audiovisuais dos estudantes para apreciação, discussão e compartilhamento. Com esta nova plataforma, o curso abre uma nova era para a visibilidade e o reconhecimento das criações artísticas dos seus alunos, reafirmando o papel fundamental da arte na educação e na sociedade.

 

 

TEXTO: Maiara Pacheco.

registrado em: