Coordenadores socializam gestão dos cursos de graduação a distância

publicado: 30/04/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

0f862789ab0dfe4642e7691c88b59868.jpgPara garantir uma formação superior de qualidade, o Núcleo de Educação a Distância-NEaD da UFMA realiza o acompanhamento contínuo dos cursos ofertados na modalidade a distância. A última ação nesse sentido ocorreu dia 30 de março, com o Encontro de Coordenadores dos cursos de Graduação, para troca de experiências e debate sobre desafios e avanços da modalidade.

Estiveram presentes coordenadores e profissionais de apoio dos 8 cursos de graduação hoje ofertados pela UFMA: Administração, Administração Pública, Química, Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, Artes Visuais e Teatro. O intuito é fazer com que o compartilhamento sobre a gestão acadêmica auxilie na melhoria dos cursos.

A discussão sobre as dificuldades que cada curso enfrenta possibilita que o NEaD trabalhe na padronização de ações dos setores pedagógico e tecnológico, com o desafio de buscar continuamente a melhor formação ao aluno. Dessa forma, construímos uma Educação a Distância mais sólida”, avalia Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

Um dos pontos destacados foi a importância do trabalho de tutoria, realizado por professores de forma presencial nos polos e campi, e de forma on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Uma iniciativa do polo de Porto de Franco foi apresentada como estratégia pedagógica para garantir a qualidade de excelência no atendimento direto prestado pelos tutores aos alunos.

Estamos realizando a primeira Formação Continuada de Tutores Presenciais no Polo, em virtude da necessidade de capacitar nossos tutores pra que eles contribuam para a melhoria da EaD. É importante a participação efetiva das Universidades, e a UFMA vem desenvolvendo esse trabalho”, explica Noélia Macedo, coordenadora do pólo.

Na ocasião, foi apresentado ainda o Relatório de EaD na UFMA, que faz uma retrospectiva da modalidade a distância de 2007 a 2011. Os avanços são numerosos e sólidos, a começar pela ampliação do alcance da Universidade no Estado com a oferta de 28 cursos (graduação, pós-graduação e extensão) em 30 locais de apoio presencial, sendo 7 campi e 23 polos. Até o final de 2010, foram contabilizados mais de 7 mil alunos matriculados. O relatório aponta ainda para o fortalecimento da política de formação de professores, mostrando que 521 professores da UFMA já foram certificados pelo Programa de Capacitação em EaD.

Procuramos fazer um trabalho com muita qualidade e respeito, socializando a educação no Maranhão, esse é o nosso principal propósito. Fazer com que pessoas - que antes não tinham condições de vislumbrar uma formação superior - possam ter hoje uma carreira, isso é uma vitória que a gente tem que contabilizar”, avalia Walter Nunes, coordenador do curso de bacharelado em Administração, um dos primeiros ofertados na modalidade a distância pela UFMA através do programa Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Última alteração em: 31/03/2011 22:26