Coordenação Tecnológica do NEaD traça plano de metas para 2010

publicado: 19/04/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
No conjunto das várias coordenações responsáveis pela qualidade no ensino a distância da UFMA, a coordenação tecnológica tem papel imprescindível. O setor é responsável pela aplicação da tecnologia na efetivação das atividades, seja na graduação, pós-graduação ou extensão.

"O NEaD , por meio de suas coordenações, realiza um planejamento estratégico de educação a distância na UFMA. E a Coordenação tecnológica é uma que tem papel fundamental devido ao bom uso das tecnologias", ressalta Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

Esse trabalho envolve a Administração do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a realização de videoconferências, a gravação, edição e produção de videoaulas. A instalação e ambientação técnica desses equipamentos, bem como a manutenção e o zelo pelo bom funcionamento, também são atribuições do setor. Segundo o coordenador tecnológico NEaD da UFMA, Ademir Martins, foram traçadas algumas metas para aprimorar o oferecimento dos cursos a distância neste ano.

Uma delas, que já está sendo realizada, é a reestruturação da sala de videoconferência, que compreende uma readequação dos equipamentos, de forma a proporcionar melhor qualidade técnica das atividades desenvolvidas. Outro objetivo da coordenação será a padronização dos procedimentos de videoconferência com os pólos, possibilitando a melhor comunicação entre estes. Para tanto, está previsto um encontro em São Luís, reunindo os técnicos dos pólos do interior do Estado.

Com os cumprimentos das metas para este ano, alunos e professores passarão a acessar, de maneira mais fácil, as tecnologias disponibilizadas. Vai ser utilizado um tutorial (programa de computador) que o coordenador define como "intuitivo e autoinstrutivo". O programa possibilitará, ao usuário, aprender a utilizar as ferramentas por conta própria. Dessa forma, o setor promove a capacitação dos discentes e docentes com o uso do computador.

"A Coordenação Tecnológica, alinhada com os demais setores do NEaD, está em constante procura por melhores e mais eficientes formas de atender, no âmbito da sua competência, a missão da Universidade de levar aos maranhenses um ensino superior de qualidade", explica o Ademir Martins.

Lugar: Ascom NEaD / UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues