Convênio com Tribunal de Justiça garante EaD para servidores do Judiciário

publicado: 14/09/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
O reitor da UFMA, Natalino Salgado, o diretor do Núcleo de Educação a Distância, Othon Bastos Filho, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jamil Gedeon, e o diretor da Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM), Marcelo Carvalho Silva, assinaram nesta segunda-feira (12), o Termo de Convênio de Cooperação Técnico-Financeiro, com o objetivo de estabelecer programas de cooperação acadêmica e intercâmbio técnico-científico, com atividades de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e inovação para a melhoria na prestação jurisdicional.

Também foi assinado Termo Aditivo de Cooperação Técnico-Científico com o objetivo de realizar o Curso de Especialização em Gestão Pública do Programa Nacional de Formação em Administração Pública. O Curso de Especialização em Gestão Pública, na modalidade à distância, oferecerá 320 vagas. Terá a duração de 18 meses, com carga horária total de 360 horas e momentos presenciais nos polos de São Luís, Caxias, Codó, Grajaú, Imperatriz e Pinheiro. A seleção dos candidatos será realizada por edital público.

"A UFMA, com o convênio, além de contemplar cursos, também irá prestar consultoria à Escola, dando condições para iniciar o processo de oferecimento de cursos em Ead, comprovando, mais uma vez, o know-how que hoje a UFMA/NEaD tem na qualidade de aplicação das tecnologias da informação e comunicação na educação", ressaltou Othon Bastos Filho.

No ato de assinatura do documento, o presidente do TJMA parabenizou o diretor da ESMAM, desembargador Marcelo Carvalho Silva pela preocupação em contribuir para a melhoria e capacitação de magistrados e servidores e disse que o ensino à distância é uma meta perseguida pelo TJMA. "Estamos fazendo um grande investimento com recursos na ordem de mais de 400 mil reais para a capacitação de magistrados e servidores", disse o desembargador.

O diretor da Esmam, desembargador Marcelo Carvalho Silva disse que a prestação célere e efetiva da Justiça não se faz apenas com juízes, mas com servidores capacitados. "Este convênio é um grande passo na carreira do servidor, que não terá custo nenhum e ficará mais capacitado na carreira", ressaltou o diretor. Para o magistrado a Escola devolverá em boa prestação de serviços o que a sociedade paga em tributos.

Para a reitoria da UFMA, esse convênio vai atender à política do Tribunal de Justiça de formar, capacitar, treinar os seus servidores e para enfrentar a demanda judicial no interior do Estado. "A ideia é usarmos os nossos profissionais e trabalhar com as ferramentas tecnológicas de ensino à distancia para que haja um aprimoramento dos serviços forenses", disse o reitor Natalino Salgado.

Prestigiaram a solenidade o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho; o procurador federal da UFMA, José Rinaldo Maia; e os desembargadores Lourival Serejo, Cleones Cunha, Paulo Velten, José Luiz Almeida, Raimunda Bezerra.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Tribunal de Justiça - Maranhão