Conhecimento: Ministério da Saúde realiza seminário sobre doenças crônicas não transmissíveis e UNA-SUS-UFMA segue com inscrições abertas para quatro cursos na temática

publicado: 17/05/2022 11h53, última modificação: 20/05/2022 08h23
FOTO+SAITE+AVA+DCNT-01.jpg

Diabetes, obesidade e hipertensão fazem parte das chamadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as maiores causadoras de mortes no Brasil e no mundo. Para debater o tema, o Ministério da Saúde promove, nos dias 18 e 19 de maio, o I Seminário Nacional de Atenção às DCNT. O evento é gratuito e on-line.

Aproximadamente 80% dos fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças são preveníveis. Ainda assim, eles são considerados epidêmicos. “Mudanças no estilo de vida são suficientes para evitar a maior parte dos casos, mas diversos fatores estão envolvidos nesse processo, tornando a prevenção desafiadora”, lembra a coordenadora de Prevenção de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Patrícia Izetti. Ela destaca, ainda, que “o acesso à informação e aos serviços de saúde, tempo para se exercitar, condições para adquirir alimentos de qualidade, autonomia no cuidado e adesão ao tratamento proposto são alguns deles”, completa.

Dessa forma, a proposta do encontro virtual é debater soluções para esses desafios, que incluem a qualificação das equipes de saúde e das gestões locais em ações de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento de controle da morbimortalidade das DCNT, promoção da saúde e qualidade de vida para a população. Serão abordadas estratégias de organização do processo de trabalho, para contribuir com a resolutividade da assistência, e experiências exitosas de alguns municípios com ações longitudinais e integrais de cuidado no tema.

O seminário é aberto para qualquer interessado, com foco nos gestores e profissionais de saúde da Atenção Primária dos três entes federativos; pesquisadores, estudantes de graduação da área da saúde, residentes médicos e multiprofissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS); e sociedades brasileiras relacionadas à temática das DCNT, instituições afins e membros da sociedade civil organizada.

CAPACITAÇÃO - A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) oferta o Programa “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária” que atende aos seguintes eixos temáticos: Doenças Respiratórias Crônicas; Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica; Doenças Cardiovasculares; e Pacientes com Câncer. Os cursos são gratuitos, têm início imediato e são ofertados na modalidade a distância. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

A ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Rede UNA-SUS, por meio da DTED/UFMA, e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com ênfase no cuidado em saúde bucal, na compreensão e estruturação dos serviços de assistência odontológica e no trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.

Sobre as DCNT

As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por aproximadamente 70% dos óbitos a nível mundial - sendo que em torno de 16 milhões de pessoas são vítimas de morte prematura, entre 30 e 69 anos, a cada ano - contribuindo significativamente para o desenvolvimento de incapacidades e na perda de qualidade de vida da população. No Brasil, essas doenças correspondem a 72% das causas de morte. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 52% da população com 18 anos ou mais afirma ter recebido o diagnóstico de ao menos uma doença crônica no ano de 2019.

A complexidade desse cenário requer atenção integral e longitudinal nos diversos pontos da rede de serviços, a necessidade de cuidado coordenado e articulado nos diferentes níveis de atenção, que tem importante centralidade na APS. Cabe lembrar que o manejo adequado conduzido pela APS pode evitar hospitalizações e maiores complicações relacionadas às DCNT. Nesse sentido, é necessário ofertar espaços de articulação e discussão para debater a qualificação do cuidado das DCNT no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na APS.

Com informações do Ministério da Saúde.